Perguntas Frequentes

1. O que é consumo mínimo?
É o volume mínimo de água expresso em m³ (metros cúbicos), que determina para cada categoria de uso o valor da conta mínima a ser faturada por mês, por ligação ou economia.

2. O que é economia?
É imóvel ou subdivisão de imóvel, perfeitamente identificável para efeito de cadastro comercial, caracterizada como unidade autônoma de consumo, atendida por ramal predial próprio ou compartilhado com outras economias. Classifica-se em economias das categorias Residencial / Poder Público / Outras ou Comercial.

3. Somos em mais de uma família na minha casa, posso aumentar meu mínimo?
O volume mínimo é para o imóvel / economia, e não para o número de famílias.

4. Quanto uma pessoa consome por mês de água?
Em média de 6 a 7m³/mês.

5. Meu imóvel está fechado. Como faço para não pagar o mínimo?
Basta comparecer ao Atendimento Presencial da DAE (*), munido dos documentos de propriedade (IPTU do ano vigente ou matrícula do imóvel atualizada com data anterior até 6 meses), RG e CPF, quitar qualquer conta pendente ou a vencer, e solicitar o corte provisório.

6. Minha conta está atrasada, onde posso pagá-la?
Em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

7. Todas as contas estão pagas, mas tenho recebido a mensagem de sujeito a corte. O que faço?
Entre no site e verifique qual conta está pendente. Procure pelo mês de referência. Caso você realmente tenha pago, favor apresentar conta e comprovante no Atendimento Presencial da DAE (*) para providenciarmos a baixa contábil. Lembre-se, em caso de débito automático, deverá apresentar o extrato bancário com a conta de água.

8. Meu hidrômetro não para de girar, o que faço?
Faça a leitura/teste corretamente e ligue para 0800 0133 155 da DAE informando os números anotados.

9. Meu consumo aumentou muito, principalmente a coleta/afastamento de esgoto e tratamento de esgoto. Por que??
Quando o consumo aumenta, consequentemente estas outras tarifas aumentam também. Faça a leitura/teste corretamente e ligue para 0800 0133 155 informando os números anotados.

10. Minha leitura está menor que a da minha conta, o que faço?
Faça a leitura, anote no verso da conta de água e leve-a ao Atendimento Presencial da DAE (*) ou entre em contato pelo 0800 0133 155.

11. Quero alterar o nome de cliente/usuário na minha conta de água. O que faço?
Em caso de residência, compareça no Atendimento Presencial da DAE (*), munido do documento de propriedade do imóvel em seu nome ou o contrato de locação vigente, RG e CPF. Se for comércio ou indústria, documento de propriedade do imóvel ou contrato de locação vigente, contrato social e CNPJ.

12. O que é documento de propriedade?
É o documento que prova que você é dono do imóvel. Pode ser:
. IPTU do ano corrente ou
. Matrícula do imóvel atualizada (seis meses)
. Escritura do imóvel
. Contrato de compra e venda com firma reconhecida
. Termo de permissão de uso (CDHU)
. Ofício da FUMAS

13. Posso parcelar meus débitos?
Pode, sim. Basta apresentar um dos documentos de propriedade, além de RG e CPF, no Atendimento Presencial da DAE (*). Você deve levar o valor de 20% do débito total para ser pago como entrada. O restante pode ser parcelado. Fique atento: em caso de religação, o pagamento da tarifa deve ser realizado no ato.

14. Minha ligação foi cortada, o que faço?
Compareça ao Atendimento Presencial (*) para regularização ou parcelamento dos débitos e o pagamento da tarifa de religação.

15. Quando farão leitura no meu imóvel?
Está anotado na conta, abaixo do consumo, o dia da próxima leitura.

16. A DAE possui Ouvidoria?
Sim. Para abrir uma demanda é necessário que o cliente tenha em mãos o número do protocolo de atendimento já aberto na empresa e encaminhe para a Ouvidoria.