Dicas para evitar o desperdício

Com atitudes simples, você ajuda a preservar os recursos hídricos, o meio ambiente e economiza na sua conta de água. Fique atento às dicas da DAE para evitar o desperdício de água.

  • Para limpar a calçada, use a vassoura. Quinze minutos lavando a calçada com mangueira são suficientes para desperdiçar 280 litros de água. A mesma dica vale para lavar seu carro: troque a mangueira pelo balde.
  • Diminua seu tempo de banho e, enquanto escovar os dentes, deixe a torneira fechada. Antes de lavar as roupas, acumule as peças até atingir a capacidade máxima da máquina. Saiba que uma lavadora de cinco quilos consome cerca de 135 litros de água cada vez que é acionada.
  • Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos, panelas e recipientes. Depois, encha a pia com água e detergente e deixe os utensílios de molho por alguns minutos. Só então abra a torneira para ensaboar e enxaguar.
  • Uma torneira pingando pode desperdiçar 46 litros de água por dia. Um “fio” de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros por mês. E um “fio” de quatro milímetros, 13.260 litros por mês.



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN