Prefeito vistoria limpeza da Represa de Acumulação

Publicada em

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi e o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, vistoriaram, nesta quarta-feira (20), as obras de limpeza da Represa de Acumulação, que começaram no dia 13. O serviço tem como objetivo retirar as plantas macrófitas, vegetação aquática identificada na represa.

“É uma obra extremamente importante. Identificamos que a represa estava tomada por esta vegetação e iniciamos a limpeza, que garante tranquilidade no abastecimento e a qualidade da água”, avaliou o prefeito.

Segundo Palhares, para que fosse possível definir qual a melhor forma de manejo na represa, a DAE contratou, em fevereiro, um laudo técnico sobre a colonização das macrófitas. O estudo apontou que seria necessário fazer a remoção de 80% da vegetação presente, sendo que os 20% restantes serão parte de uma ação programada de limpeza, que deve englobar, entre outros, o uso de peixes para controle biológico.

“A limpeza será feita por uma empresa especializada, com equipe e maquinário apropriados”, explica. O contrato tem prazo de conclusão de quatro meses e prevê a limpeza de 580 mil m² de área. As plantas retiradas serão transportadas para áreas próprias da DAE, onde passarão por decomposição e serão transformadas em adubo.

Para a retirada da vegetação, duas máquinas estão em operação na Represa de Acumulação: uma grua embarcada, que ficará responsável pela retirada da vegetação do meio da represa, e uma PC esteira com braço de 15 metros, que faz a remoção das macrófitas próximas às margens da represa.

As macrófitas são uma espécie que se reproduz em ambiente de águas claras e limpas, de ótima qualidade e com solo rico em nutrientes naturais, condições encontradas na represa. Controlada, a vegetação não é prejudicial à saúde.