Em nova edição, DAE e Cejusc buscam resolver 400 casos de inadimplência

Publicada em

Em sua segunda edição, a parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e a DAE Jundiaí convidou cerca de 400 clientes com registro de inadimplência para participar. As sessões de conciliação começaram nesta terça-feira (8) e vão até amanhã, apenas para quem já está agendado, na sede do Cejusc.

A dona de casa D.G. acumulou débitos: há alguns anos, teve dificuldades para pagar as contas, fez um acordo, mas não conseguiu cumprir. Este ano, não pagou nenhuma conta. No Cejusc, conseguiu colocar tudo em dia com a DAE. “É uma sensação de alívio. Agora, vou pagar direitinho”, conta.

A coordenadora jurídica da DAE Helen Cappelletti de Lima explica que a intenção é ajudar o cliente e contribuir para diminuir a inadimplência na DAE. “O corte de água é o último recurso”, afirma.

Segundo o supervisor dos mediadores e conciliadores do Cejusc Jundiaí, dr. Fernando Nishiyama, quem estiver inadimplente e quiser participar de uma sessão de conciliação sobre débitos não precisa aguardar o próximo mutirão. No entanto, é importante salientar que questões técnicas (como vazamentos e hidrômetros) não serão resolvidos no Cejusc, mas apenas nos Postos de Atendimento. “Quem tiver interesse pode vir à sede do Cejusc (que fica na rua Marcílio Dias, 293) ou ir ao terceiro andar do Fórum, onde também atendemos, e agendar uma sessão de conciliação. Para isso, é necessário levar os documentos pessoais e as contas de água atrasadas”, detalha Nishiyama.

A conciliadora Denise Fávaro Augusto avalia que a parceria entre a DAE e o Cejusc demonstra respeito. “É ótimo ajudar as pessoas. Participar do Cejusc é bom para o Judiciário, para a DAE e para o cliente, que pode sanar as dívidas. Aqui o atendimento é mais humanizado.”

Mais mutirões de conciliação estão previstos para este ano, em datas a serem definidas. Os clientes serão agendados e receberão cartas convite para participar. Quem preferir, também pode procurar um dos Postos de Atendimento da DAE (localizados na sede, Centro, Vila Arens, Eloy Chaves e Ponte São João) e colocar as contas em dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita.​

Fernando Nishiyama, supervisor do Cejusc Jundiaí

Denise Fávaro Augusto, conciliadora do Cejusc, e Helen Cappelletti, coordenadora jurídica da DAE