DAE realiza teste de tinta no Jardim Tulipas

Publicada em

A DAE começa, na próxima segunda-feira (7), um teste de tinta no Jardim Tulipas. O objetivo é identificar infiltrações e irregularidades nas redes e ligações de esgoto. No total, 1500 casas, de 26 ruas, serão visitadas por técnicos da empresa Argec Engenharia e Construções, sob coordenação da DAE. O teste é gratuito e será realizado entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17h30.

O teste de tinta consiste no lançamento de uma solução com corante à base de água em calhas, condutores de telhados e ralos que recebem águas de chuvas, para verificação do destino dessas águas. Se a solução sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em alguma galeria de águas pluviais, é porque as instalações estão adequadas. Caso a solução seja encontrada na rede de esgoto, há a possibilidade de as instalações estarem inadequadas ou com defeito.

Como a vistoria precisa ser detalhada, é necessário que a equipe entre em cada casa, comércio ou construção nas ruas do bairro. As vistorias serão realizadas somente em áreas externas como garagens, quintais e ao longo da rua, à procura de sinais de tinta.

Os imóveis que apresentarem ligações irregulares serão notificados pela DAE e os proprietários serão orientados sobre a solução do problema.

O teste é importante porque, caso a rede de águas pluviais seja ligada à rede de esgoto, pode haver uma sobrecarga no volume do material coletado, levando à obstrução da tubulação e ao extravasamento de esgoto. Já se o esgoto for ligado à rede de águas pluviais, o mesmo será encaminhado aos córregos da cidade sem o devido tratamento.

Segurança

Os técnicos da empresa Argec Engenharia e Construções estarão identificados e usarão uniforme e crachá. Ainda assim, os moradores podem checar, pelo Fale Conosco (0800 133 155), o nome do funcionário, para que se sintam mais seguros. A ligação é gratuita.

Confira as ruas que receberão o teste: