Arquivo de Notícias

DAE contribui na elaboração do Plano Diretor da AUJ

A DAE Jundiaí participou, nesta sexta-feira (25), do encontro para elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que reúne integrantes das cidades que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ). O encontro, organizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), no Ciesp, teve como objetivo definir as diretrizes e projetos estratégicos para o Plano Diretor.

Os eixos foram agrupados em quatro grupos temáticos: Meio Ambiente e Saneamento Básico, Atendimento Social, Desenvolvimento Urbano e Econômico e Transportes e Sistemas Viários Regionais. A DAE contribuiu com sugestões em dois deles – Meio Ambiente e Saneamento Básico e Desenvolvimento Urbano e Econômico. Entre elas, estão a integração dos municípios que contribuem para as bacias de abastecimento público em áreas de preservação e conservação hídrica e a parceria entre eles na questão dos resíduos sólidos.

“Propomos ainda a criação de uma rede de fiscalização ambiental intermunicipal e o estudo de viabilidade para integração dos sistemas de água e esgoto”, explica o Diretor de Mananciais da DAE Jundiaí, Martim Ribeiro. De acordo com a Chefe de Fiscalização de Mananciais da DAE, Rosemeire Moreira, o encontro permite que haja uma reflexão sobre as principais questões que envolvem o Aglomerado Urbano de Jundiaí. “A ideia é garantir que o desenvolvimento da cidade esteja atrelado também à disponibilidade hídrica”, considera.

Os resultados das oficinas temáticas serão validados e apresentados à sociedade numa plataforma específica para o plano do AUJ, no site www.pdui.sp.gov.br/jundiai. Após a consolidação das propostas, ratificação pelo Conselho Técnico e elaboração de projeto de lei, o mesmo será encaminhado à Assembleia Legislativa. O prazo para conclusão dos trabalhos é janeiro de 2018.

Publicada em 25/08/2017



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN