Atividades marcam a Semana do Meio Ambiente em Jundiaí

Publicada em

Palestras nas escolas sobre as nascentes de Jundiaí, tendo como foco a importância da preservação e conscientização do meio ambiente, foram o foco do projeto “Abrace uma Nascente”, atividade realizada pela DAE Jundiaí em parceria com a Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Cerca de 400 crianças participaram das ações.

Segundo um dos organizadores do evento, Júlio Lamarca, a ideia é ampliar o número de apoiadores para a preservação da nascente. “A proposta do programa ‘Abrace uma nascente’ é justamente que crianças, jovens e a comunidade em geral criem mecanismos de conscientização e deem importância ao potencial hídrico das nascentes, pois são eles que um dia terão que cuidar da nossa cidade”, enfatizou.

Os alunos da Emeb Deodato Janski, no bairro Tarumã, fizeram a limpeza no entorno das nascentes e plantaram mudas. Segundo a professora Regina Nicolau, o projeto é de extrema importância porque busca, sobretudo, instruir os jovens estudantes. “Esta atividade é uma forma de plantar uma semente nessas crianças para que elas aprendam e levem essa ideia de conscientização adiante”, considerou.

Para a estudante Rafaela Aparecida, o projeto ajuda o meio ambiente e contribui para a conscientização. “As pessoas não se importam muito com o meio ambiente e a palestra ajuda a gente a entender e a tentar mudar um pouco isso”, opinou.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente ocorre nesse sábado (10), com atividades de educação ambiental voltadas para limpeza e conservação de nascentes, no Parque Centenário.