​Na Semana do Meio Ambiente, DAE recupera nascentes e faz plantio de mudas

Publicada em

As nascentes dos bairros Vista Alegre, Ermida, Vila Esperança, Tarumã e Rio Acima integram a ação “Abrace uma Nascente”, projeto que a DAE, em parceria com a Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, realiza na Semana do Meio Ambiente. O rio Jundiaí é um dos destaques das comemorações.

Um mutirão vai fazer a limpeza, corte de mato e plantio de mudas em cada uma das nascentes, que representam uma região da cidade. Os locais também receberão placas de identificação, com o nome da nascente, e de descarte irregular de lixo, o que é proibido nestas áreas.

A programação começa na segunda, dia 5, às 14 horas, na rua Milton Domingos, bairro Vista Alegre, e tem o apoio da comunidade por meio dos frequentadores do CÉU das Artes do bairro, Cedeca e Rede Social do Morada das Vinhas. Na terça, às 8h30, a ação será na avenida José Luiz Sereno, em frente ao Terminal Eloy Chaves, e envolverá os alunos da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes. Na quarta, dia 7, também às 8h30, será a vez da nascente do Montenegro ser limpa: o encontro será na avenida Nações Unidas, Vila Esperança, e os alunos da Emeb Ranieri Mazzili contribuem com o projeto.

No dia 8, quinta-feira, no mesmo horário, na nascente do Tarumã (rua Alagoas, s/nº), alunos da Emeb Deodato Janski participam da atividade. Já na sexta-feira, às 14 horas, a nascente da Família Muller ganha cara nova com a ajuda das crianças da Emeb Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima. No total, durante a Semana, mais de 200 mudas serão plantadas.

Mais atrações

Pela Prefeitura, a série de eventos tem início no dia sábado (3), com uma oficina de plantas aromáticas para servidores públicos, das 8h30 às 11h30, no Jardim Botânico. No domingo (4), a partir das 8 horas, será realizada uma ação de limpeza no rio Jundiaí Mirim. A concentração será na avenida Humberto Cereser, 2650.

A programação da Semana do Meio Ambiente prevê, ainda, um mutirão de limpeza do rio Jundiaí Mirim, uma palestra com o jornalista Jayme Martins e a realização do 1º Simpósio Regional Brasil-Alemanha, sobre nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos.

No dia 10, o encerramento da Semana terá atividades de educação ambiental voltadas para limpeza e conservação de nascentes, no Parque Centenário. A programação completa está disponível no link http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/01/programacao-semana-do-meio-ambiente/.