Em dia de festa, Parque da Cidade reúne mais de 20 mil pessoas

Publicada em

Os moradores de Jundiaí e região garantiram a animação durante a festa de aniversário do Parque da Cidade, que completou, nesta sexta (21), 13 anos, em um evento organizado pela DAE e Prefeitura de Jundiaí. Dança, teatro, circo, esporte, saúde, ações sociais e muita pipoca e algodão doce fizeram a alegria das mais de 20 mil pessoas que compareceram. As atrações foram para toda a família. A criançada pôde se divertir nos brinquedos infláveis e ainda aproveitou para aprender a fazer pipas, nas oficinas montadas pelo parque, enquanto os adultos participaram das aulas de dança e apreciaram as intervenções culturais.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, acompanhado da esposa, Vanessa Machado, e dos filhos, esteve na festa, ao lado do diretor presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Santos Palhares, do deputado federal Miguel Haddad, do presidente da Câmara de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e dos gestores municipais José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças), Nadia Tafarello (Assistência e Desenvolvimento Social), Vasti Ferrari Marques (Cultura) e Luiz Trientini (Esporte e Lazer).

“O Parque da Cidade é, sem dúvida, um dos espaços urbanos mais frequentados não só de Jundiaí, mas de toda a nossa região. A exemplo dele, e das demais áreas verdes do município, temos o compromisso de garantir a sua manutenção e trazer as pessoas cada vez mais para perto, para que se apropriem daquilo que o município oferece”, afirmou o prefeito. Para Luiz Fernando, a presença da população demonstra o carinho pelo Parque. “A participação do público no aniversário do Parque da Cidade reforça a certeza de que este é um dos principais símbolos de Jundiaí, um motivo de orgulho para todos.”

O Parque da Cidade foi criado em 2004, com o objetivo de proteger o principal manancial de abastecimento do município e a Represa de Acumulação. Na época, o deputado federal Miguel Haddad era o prefeito de Jundiaí. “É um motivo de alegria perceber que o Parque da Cidade, depois de 13 anos, cumpriu com eficiência o seu objetivo. Além de ser um ambiente democrático, que recebe toda a família jundiaiense, o Parque colabora com o abastecimento do município. A área verde no entorno da represa protege nossos recursos hídricos e é, ao mesmo tempo, um excelente espaço de lazer e convivência entre seus freqüentadores”, disse Miguel.

Para o diretor presidente da DAE, o aniversário do Parque é importante por aproximar o espaço da população, contribuindo para a preservação do seu entorno, onde estão o manancial e a represa. “Foi uma festa para a família e mostra a importância que o Parque tem para a cidade”, avaliou Palhares.

Pura alegria

Elton Carvalho trouxe sua prima Rosana do Nascimento de longe para conhecer o Parque da Cidade. “Todo ano venho com as crianças para brincar, comer pipoca, algodão doce e se divertir. Neste ano eu trouxe minha prima, que mora no Paraná, para conhecer o nosso lazer favorito”, enfatizou, animado. Para Rosana, o Parque superou as expectativas. “Foi impossível não se encantar com o Parque”, contou.

Para o casal de Várzea Paulista Josiele Oliveira Leal e Robson Roberto, feriado é sinônimo de união. “Decidimos vir ao Parque trazer as crianças para se divertirem um pouco e se distrair”, disse Josiele. “Um dos motivos de o Parque ser tão famoso na região é porque ele proporciona alegria e união e em dias de festa temos mais é que comemorar.”

O Fundo Social arrecadou roupas para a Campanha do Agasalho e mostrou ao público um pouco dos cursos realizados, como padaria artesanal, pintura, manicure e pedicure. O Teatro a Bordo – projeto do Instituto CCR, por meio da CCR AutoBAn, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura – encantou a todos, com apresentações que mesclaram o teatro, a música e o circo.

A música de qualidade ficou a cargo da tradicional Banda São João Batista, da animada Banda Sinfônica de Polícia Militar de Campinas e dos tambores japoneses, grupo que ensaia na Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Jundiaí. Os amantes de aventura curtiram as vivências do Centro Náutico e as radicais manobras on-road e off-road no setor de aeromodelismo.

Apoiaram a comemoração as empresas e instituições Uniodonto, Coopercica, Sobam, Wizard e Grupo Anchieta, além da Mila Moto, Peama, Procon Jundiaí, Sociedade Nipo Brasileira, Rota das Bandeiras, Instituto CCR, CCR AutoBAn, Associação Jundiaiense de Aeromodelismo (AJA), Escoteiros Curuqui e Fogos Liberdade.