Arquivo de Notícias

Recuperação das nascentes é foco da Semana da Água

Na abertura da Semana da Água, nesta quarta-feira (22), o diretor presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Santos Palhares, promoveu uma atividade de recuperação das nascentes da cidade. Hoje, Jundiaí abriga cerca de 1700 nascentes. A Semana começou com a coleta de 150 quilos de lixo e o plantio de 50 mudas de espécie nativa na Nascente do Morada, com a ajuda de alunos da EMEB Antônio Adelino Brandão e crianças da entidade ACDC (Ação Cristã em Defesa da Cidadania). O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, do vice-prefeito, Antonio Pacheco, e do vereador Marcelo Gastaldo.

“Com base no Programa Nascentes, vamos a partir de agora cuidar de uma a uma”, afirmou Palhares. O diretor presidente também ressaltou a importância da outorga publicada no último dia 22 de fevereiro, que garante mais dez anos de captação de água dos rios Atibaia e Jundiaí Mirim, do Ribeirão da Ermida e do Córrego da Estiva. “Desde abril de 2016, o município estava sem a outorga que concede a captação de água dos mananciais da região”, lembrou.

Para Fernanda Morosi, assistente social da ACDC, a ação é importante por gerar agentes multiplicadores de sustentabilidade. “É interessante para os alunos criarem a consciência da necessidade de preservar o próprio bairro.” Vinicius  Marques dos Santos, de 11 anos, estava empolgado. “Devemos preservar a água, que nos alimenta e mata a sede”, disse.

Além das crianças, o diretor presidente da DAE, a primeira-dama e o vice-prefeito também fizeram o plantio, com a ajuda do coordenador da Semana da Água, Júlio Lamarca, e do diretor de Mananciais da DAE, Martim de França Silveira Ribeiro. “Na região do Morada temos três nascentes e duas delas estão em estado de alerta. Com o plantio de árvores, garantimos a preservação do entorno”, afirmou o diretor.

 

Mais eventos

No sábado, dia 25, mais dois eventos completam a semana. No Parque da Cidade, um grupo de escoteiros se encontra para revitalizar a Nascente do Savieto, na Estrada do Pinheirinho, s/nº. O dia começa com um café da manhã no auditório, seguido pela apresentação musical “Crianças e seus violinos” e uma palestra sobre o Programa Nascentes. A chegada a nascente está prevista para às 9 horas, quando haverá o plantio de árvores.

A outra atividade será na Fazenda Nossa Senhora da Conceição (Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, km 72,5, sentido Itatiba), onde a ONG The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a DAE e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, reúne os participantes do projeto “Coalizão Cidades pela Água”. Com a ajuda de voluntários, a ação começa às 9h15, com previsão de encerramento às 11h30.

 

Crianças participaram do plantio das árvores na Nascente do Morada

 

Objetivo é recompor a mata ciliar das nascentes

 

Participaram crianças da EMEB Adelino Brandão e ACDC

 

Foram plantadas 50 mudas nativas

Publicada em 22/03/2017



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN