Arquivo de Notícias

Jundiaí fica em terceiro lugar no Programa Município Verde e Azul

001b

Ações como o plantio de mudas de árvores no Parque da Cidade pontuaram no Programa Município Verde e Azul

 

A cidade de Jundiaí conquistou a terceira colocação no Ranking Ambiental do Programa do Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com 97,45 pontos. O anúncio foi feito no São Paulo Expo, na capital paulista, nesta quinta-feira.

Na frente de Jundiaí ficaram as cidades de Novo Horizonte, com 98,69 pontos e Botucatu, com 98,11 pontos.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. As ações propostas pelo compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos como Qualidade do Ar e Educação Ambiental.

A DAE contribuiu fortemente com as Diretivas de Esgoto Tratado, Gestão das Águas e com algumas ações nas Diretivas Educação Ambiental e Conselho Ambiental. Foram determinantes na pontuação do município ações como o monitoramento da qualidade da água e do tratamento de esgoto, projetos de preservação de mananciais e elaboração do Plano de Saneamento do Município.

Ranking

Durante a solenidade de apresentação do Ranking Ambiental, o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, anunciou as parcerias com as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos para o próximo ciclo do programa.

Salles também lançou duas novas ferramentas que vão ser usadas pela Secretaria. A primeira é uma ferramenta que localiza áreas com incidência do bioma cerrado no Estado. O trabalho, que permite identificar a ocorrência do cerrado, comparando imagens de 1989 e 2010, foi desenvolvido pela Embrapa e contou com o apoio da SMA.

A outra novidade foi o “Mapa das Áreas de Preservação Permanente – APPs hídricas no Estado de São Paulo”. A ferramenta, que está no site da SMA, mostra a situação das Áreas de Preservação Permanente Hídricas do Estado de São Paulo, de abrangência municipal, na escala 1:20.000. O Mapa, que será entregue a todos os municípios, é um estudo realizado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para o Ministério do Meio Ambiente.

Publicada em 09/12/2016



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN