Arquivo de Notícias

‘Cidade Mirim’ no Parque da Cidade, traz orientação no trânsito e inclusão

cidade mirim

De forma lúdica mas bem próxima da realidade, um novo sistema de educação no trânsito da Prefeitura Municipal (por meio das secretarias de Transportes, Esportes e Educação) e da DAE, foi inaugurado nesta segunda-feira (30), no Parque da Cidade.

Com uma estrutura permanente de 1,2 mil metros quadrados, a “Cidade Mirim” simula uma cidade completa, com sistema viário, travessias semaforizadas, faixas de pedestres, ponto de ônibus, ciclofaixas e ciclovias. As crianças vão ser orientadas sobre o comportamento adequado e a atenção no trânsito das cidades.

“Toda ação com crianças é muito importante, são elas que vão direcionar os pais”, disse o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim. “Fiquei muito feliz com essa parceria e trabalho integrado entre as secretarias.”

O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, aponta que 45 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano no Brasil e que a ação vem para minimizar esse número. “As crianças replicam as orientações em casa e aprendem como se comportar de forma segura no trânsito”, pontua. A atividade faz parte da campanha ‘Maio Amarelo’, que contou com um mês cheio de ações para alertar a população sobre um trânsito mais seguro.

A ‘Cidade Mirim’ foi iniciada com os alunos do 5º ano da Emeb Armanda Santina Polenti. As crianças foram divididas em três grupos: pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus. Desta forma, circularam pelo sistema viários respeitando as sinalizações e o próximo.

“Achei incrível. Aprendemos a respeitar a sinalização e entender como funciona a ciclovia”, aprovou a estudante Natália Regina Zillo, de 10 anos.

Inclusão

Além da orientação de trânsito, o espaço vai ser usado para dar continuidade ao programa ‘Peama sobre rodas’, da Secretaria de Esporte, por meio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas. O programa ensina a pedalar pessoas com deficiência ou adultos que não sabem.

“A sinalização do espaço aprimora a atividade que realizamos e soma com educação no trânsito”, afirma diretora do Peama Denise Neves.

O prefeito Pedro Bigardi prestigiou o evento, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Bigardi. “Esse é mais um projeto, como de todas as outras secretarias, que tem um olhar permanente para a inclusão”.

Estiveram presentes também os secretários de Educação, José Renato Polli; de Esporte, João Guilherme Mafia; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Oliveira e da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades Nascimento Junior.

 

cidade mirim2

Publicada em 30/05/2016



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN