Arquivo de Notícias

Projeto da DAE, de reaproveitamento de terra, gera economia de até R$ 1 milhão

DSC_0599
A DAE Jundiaí, buscando a eficiência do material utilizado para fechar valas de obras de água e esgoto, acaba de montar um galpão de 1600 metros quadrados para armazenamento e reutilização de terra.
A longo prazo, o projeto vai gerar uma economia de até R$ 1 milhão por ano na compra de materiais, possibilitando o direcionamento dos investimentos em outras obras de água e esgoto.
O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, lembra que desde 2014 a DAE está reutilizando o material retirado durante obras da empresa realizadas no município. Esta terra chega à DAE, é peneirada (moagem) e depois reutilizada na compactação de valas. Mas por ficar exposta às condições climáticas, muitas vezes o uso era inviável. “Essa terra ficava molhada não podia ser utilizada sem antes misturarmos com bica corrida, pedra e rachão. Tínhamos que comprar este material, adicionar na terra e somente depois podíamos fazer a reutilização nas obras”, explica. “Agora não precisaremos mais comprar os materiais nobres para misturar.”
Jamil explica que no mesmo galpão será possível organizar melhor a terra resultante das obras da DAE assim como outras fontes de coletas como argila e resíduos sólidos doados pela Prefeitura de Jundiaí. “Agora faremos a recomposição das valas usando a nossa terra misturada aos resíduos doados. Além da economia estamos melhorando a qualidade do material e com isso reduzindo eventuais afundamentos de pavimento asfáltico de vias públicas.”

DSC_0558

DSC_0541a

Publicada em 03/03/2016



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN