Arquivo de Notícias

DAE inicia obras na rede de água no Centro

anuncio_obras_dae_centro_P_27G

A DAE Jundiaí inicia, a partir da próxima segunda-feira (23 de fevereiro), o remanejamento de rede de água no Centro da cidade. Com esta obra, serão trocados 3.3 km de rede em ferro fundido por outra de PVC, material de melhor qualidade.
O anúncio da obra foi feito nesta quinta-feira, pelo prefeito Pedro Bigardi, no Posto de Atendimento da DAE localizado na rua Zacarias de Góes, no Centro.

Bigardi destacou que as redes do Centro são antigas, com mais de 40 anos e que a obra reduzirá perdas. “É um trabalho de interesse de toda a população. O País vive uma situação de crise hídrica e é necessário qualificar toda a rede para garantir que não haja perda de água tratada”, disse o prefeito, ressaltando que um tubo de ferro com mais de 20 anos de uso perde aproximadamente 20% de sua vasão.

As tubulações, com diâmetros de 50 mm, 75 mm e 100mm, serão trocadas, por outras de 60 mm, 85 mm e 110 mm, respectivamente. Além disso, haverá remanejamento da posição das redes: as antigas, que hoje ficam no meio das ruas, serão colocadas no passeio, o que facilitará futuras manutenções.

De acordo com o diretor presidente da Dae, Jamil Yatim, um trecho da rua Bernardino de Campos, entre as ruas do Rosário e Zacarias de Góes, já foi executado. Agora a DAE vai trabalhar nas ruas Senador Fonseca, Zacarias de Góes e Baronesa do Japi e as interdições, sob orientação da Secretaria Municipal de Transportes, serão feitas trecho a trecho.

Nas vias paralelas à rua do Rosário, a obra será executada durante a semana e, nas perpendiculares, aos finais de semana. “Faremos esta alternância de serviços para reduzir ao máximo o impacto no comércio”, diz Jamil. A previsão de término é 60 dias.

Após a conclusão deste trecho central, a DAE iniciará a segunda fase do projeto, que prevê a substituição de mais 4 quilômetros de rede, no quadrilátero que compreende a rua Dr. Cavalcanti, até a 15 de Novembro, e da Torres Neves, até a rua Pandiá Calógera.

Nesta fase serão trocadas as redes em ferro fundido, de 75 mm e 100 mm, por outras de 110 mm, 85 mm e 60 mm, em PVC. “O diâmetro vai depender da demanda de água de cada região onde a rede está localizada”, explica Jamil. Segundo ele, o investimento total é de cerca de R$ 800 mil. Depois de iniciada a segunda fase, a previsão de término é 90 dias.


Trânsito

Setransp e DAE vão trabalhar em conjunto para garantir que o trânsito do Centro não sofra prejuízos por conta das obras. De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, como as obras são nas calçadas, as restrições nas vias serão mínimas.
Ele explica que vagas de estacionamento serão extintas no período de obras para que seja reservado um espaço para que os pedestres circulem com segurança e, quando necessário interditar a via, o serviço será feito aos domingos para não prejudicar o comércio.

Segundo ele, não haverá intervenções que prejudiquem o fluxo do transporte coletivo na região central e nenhuma linha sofrerá alteração de itinerário.

anuncio_obras_dae_centro_P_56G

Publicada em 20/02/2015



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN