Arquivo de Notícias

Diretoria da DAE alerta empresários sobre uso da água

DSC03816

A diretoria da DAE Jundiaí participou, na manhã dessa quarta-feira, do Encontro Conscientização Sobre Uso Racional da Água, realizado no auditório da Ciesp, para alertar empresários, comerciantes e a população sobre a importância do uso consciente da água.

O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, observou que no município ainda não há racionamento previsto mas o volume da represa está com 20% de sua capacidade e por isso é importante que todos colaborem e economizem. “Para os próximos 25 dias estamos com o abastecimento normal, mesmo que não haja chuva”, disse.

O presidente da Câmara, Gerson Sartori, lembrou que existe um conceito errado entre os moradores de Jundiaí, de que o município tem água para 50 anos e por isso a população pode gastar à vontade. “Isso não é verdade, temos o reservatório, a represa, e não a água para 50 anos”, disse. “É importante que a população saiba disso e tenha consciência de que é preciso economizar.”

Durante o Encontro, que teve participação do vice-diretor estadual da Ciesp e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Marcelo Cereser, a diretoria da DAE respondeu aos questionamentos do público e orientou os empresários a adotarem medidas que possam reduzir o consumo na produção.

“O nosso grande problema é que estamos com falta de água em uma época de chuvas”, disse o diretor de mananciais, Aray Martinho. “Por isso é importante que as empresas adotem medidas de redução no consumo, como evitar lavar o chão e os caminhões e verificar vazamentos de vapor.”

Edison Maltoni, que esteve presente representando a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí) e o Sincomércio, colocou as entidades à disposição para entrarem na campanha de conscientização contra o desperdício de água.

Multas

Nas recentes discussões entre os envolvidos no comitê anticrise, criado para tentar evitar o racionamento generalizado nas cidades atendidas pelo Sistema Cantareira, foi levantada a questão de medidas para coibir o desperdício, entre elas, a cobrança de multa. Segundo Jamil, em Jundiaí existe essa possibilidade mas isso ainda não é feito no município. “Não estamos aplicando porque ainda não há racionamento.”

Publicada em 12/02/2014



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN