Estudo do Consórcio PCJ atenta sobre a necessidade de uso racional da água

Publicada em

Por orientação do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que emitiu um comunicado às cidades consorciadas informando a importância de prevenção para um eventual agravamento da estiagem na região, a DAE Jundiaí inicia, nos próximos dias, uma campanha de conscientização da população contra o desperdício de água.

Os estudos elaborados pela equipe técnica do PCJ, em parceria com Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), constataram a necessidade de início imediato de ações de racionalização do consumo por parte dos serviços de água das Bacias PCJ. Caso as chuvas não se intensifiquem nos próximos meses, é provável que o Sistema Cantareira enfrente estresse hídrico já no mês de março e as vazões enviadas, tanto para as bacias PCJ como para a Grande São Paulo, sejam comprometidas para assegurar a capacidade de armazenamento.

Segundo o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, em Jundiaí a situação está sob controle. Mas há preocupações futuras uma vez que o período de estiagem pode se prolongar além do normal e o consumo aumentar, por conta do calor.

“Estamos trabalhando de forma constante para melhorar todo o sistema de abastecimento. Isso, no entanto, não reduz a necessidade do uso racional da água por toda a população, nesse período ou em qualquer outro.”

Jamil lembra que evitando o consumo excessivo, a população ajuda o meio ambiente, preservando esse recurso hídrico, e ainda economiza na hora de pagar a conta. “Economizar é fácil, com atitudes simples todos podem contribuir para a preservação da água.”

Dicas da DAE para economizar água