Arquivo de Notícias

Seminário aborda logística reversa e planos municipais de saneamento

Logística reversa e planos municipais de saneamento foram os principais assuntos abordados no primeiro dia do VII Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, que a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) – Regional São Paulo realiza no auditório da DAE Jundiaí.
A abertura oficial teve a participação da diretoria e funcionários da DAE, de empresas e autoridades como o presidente da Câmara de Jundiaí, vereador Gerson Sartori, o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite (representando o prefeito Pedro Bigardi), o coordenador de saneamento Hadimilton Gatti (representando o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Edson Giroboni); o diretor do departamento de Saúde Ambiental, Antonio de Carvalho Pires (representando Gilson de Carvalho Pires, presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde).

O presidente Assemae – Regional São Paulo, Aparecido Hojaij, agradeceu o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, que participou como representante do Consórcio Intermunicipal das Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “O Consórcio é um grande parceiro da Assemae”, disse.

Jamil disse que apoiar a Assemae, com seus anos de história, é uma honra. “Tenho certeza de que esses dias de Seminário serão muito bem aproveitados.”

Após a abertura oficial foram realizados dois painéis. No primeiro os palestrantes abordaram o tema logística reversa. O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, deu um panorama do trabalho realizado no Geresol. Segundo ele, 5% dos resíduos sólidos coletados em Jundiaí são enviados ao Geresol, isso inclui 830 toneladas de pneus e 173 toneladas de lâmpada (por ano). “Lá reciclamos 130.500 toneladas de entulho de construção civil, que é processado e transformado em piso drenante.”

No Painel 2 os palestrantes falaram sobre planos municipais de saneamento. O diretor de meio ambiente de Jundiaí, Flávio Gramolelli Junior, comentou como está o processo de implementação no município. Segundo ele, já no início desse ano a atual gestão fez um raio X da situação de resíduos sólidos na cidade e desde então vem implantado soluções para alguns problemas detectados. “Agora vamos entrar na fase de audiência e consultas públicas para a elaboração do documento final.”

O Seminário prossegue nesta quinta-feira, a partir das 8h30. Os painéis abordam temas ligados diretamente ao dia-a-dia dos serviços municipais como logística reversa, planos municipais, forma de financiamento do saneamento básico, redução de perdas e forma de regulação. Os palestrantes vão discutir políticas públicas de saneamento básico assim como apresentar os objetivos alcançados pelos prestadores municipais, metas a serem atingidas, dificuldades enfrentadas e as necessidades de aperfeiçoamento.

Quem quiser participar, a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas em link do site da Assemae (www.assemae.org.br) ou na hora.

Serviço
Local: Auditório Planeta Água – DAE S/A – Jundiaí/SP – Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500, Vila Hortolândia, Jundiaí.

Publicada em 10/10/2013



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN