Arquivo de Notícias

Gérard Moss relata na DAE experiências de bordo em um hidroavião

Estudantes, profissionais liberais, funcionários da DAE e outros interessados pelo assunto meio ambiente conheceram as experiências do aviador aventureiro Gérard Moss em palestra realizada na tarde dessa terça-feira, no auditório da empresa, como parte da programação da Semana da Água.

O presidente da DAE, Jamil Yatim, agradeceu a presença dos convidados e lembrou que a próxima palestra da Semana da Água, marcada para quinta-feira, às 8h30, será no auditório da Ciesp. “Teremos a presença de Marcos Asseburg, diretor da Aquapolo Ambiental, que abordará o reúso de água, um assunto que falaremos muito daqui por diante.” Além de Yatim, também ouviram as experiências de Gerard o presidente da Câmara Municipal, vereador Gerson Sartori, o secretário de Esportes, Cristiano Lopes, e os vereadores Celso Arantes e Paulo Malerba.

Em Jundiaí Gérard falou sobre o projeto “Brasil das Águas”, iniciado em 2003 utilizando um avião anfíbio Lake Renegade (Talha-mar). “Foi o primeiro laboratório água equipado com um sistema especial de coletas”, disse. “Inclusive tivemos a participação da empresa jundiaiense Hexis, que forneceu a sonda para a captação da água”

Durante 14 meses, Gerard sobrevoou diferentes regiões do país, na companhia da mulher, Margi, fotografando situação dos rios e coletando 1.160 amostras de água. Nessas longas horas de vôo, viveu experiências interessantes. Certo dia, durante um pouso na Amazônia, escutaram vozes e viram que eram homens chegando em uma canoa. “Ele acharam que o avião tinha caído e vieram nos salvar”.

Após a experiência, que fez uma radiografia dos rios de água doce do Brasil, Gérard quis provar cientificamente que correntes de ar carregadas de vapor, que atravessam a Amazônia (rios voadores), influenciam a umidade para outras regiões do Brasil.

Nasceu então o Projeto Rios Voadores, uma expedição pioneira para estudar a relação entre o transporte de vapor de água da Amazônia e o ciclo de chuvas no país.

Primeiramente Gerard voou em um monomotor, equipado com um laboratório aéreo, para captar essas massas de ar úmido do Oceano Atlântico de Belém, no Pará, até Piracicaba.

Depois de estudos e pesquisas, Gerard entrou na fase de coletar esse vapor na copa das árvores da Amazônia, dentro de um balão. “Descobrimos que em 24 horas, essa água transportada no vapor equivale a um rio com vazão de 3.200 m3 p/s”, disse.

Segundo ele, cada árvore na Amazônia faz a diferença no país inteiro. Uma árvore com 10 metros de diâmetro de copa coloco na atmosfera cerca de 300 litros de água por dia. “A floresta funciona como uma bomba de umidade.”

Tudo o que descobriu durante essa expedição Gerard divulga em projetos ambientais de escolas do Brasil inteiro. Segundo ele, 720 escolas já receberam palestras e o material educativo sobre os rios voadores. “Até junto pretendemos capacitar 100 mil crianças.”

Semana da Água
O reúso de água é tema de palestra do dia 21, às 8h30, no auditório da Ciesp, com Marcos Asseburg, diretor da Aquapolo Ambiental. Ele falará sobre o reúso de água proveniente do esgoto tratado e sobre o projeto desenvolvido para atender às necessidades de outras indústrias do Polo Petroquímico do ABC. Inscrições pelo e-mail eventos@daejundiai.com.br.

A Semana da Água DAE será encerrada na sexta-feira (22), às 20h, com a abertura da exposição de fotos “Água em Jundiaí”, realizada em parceria com o Foto Visão no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

A abertura é para convidados mas as fotos permanecerão no Gabinete de 23 de março a 19 de abril e podem ser vistas de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Publicada em 19/03/2013



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN