Arquivo de Notícias

Gérard Moss estará em Jundiaí no dia 19 de março, às 14h, programação da Semana da Água

O engenheiro e aviador aventureiro Gérard Moss, que apresentou a série “Asas do Vento”, exibida pelo “Fantástico, da TV Globo, estará em Jundiaí no dia 19 de março, às 14h, para participar da programação da Semana da Água realizada pela DAE S.A. Ele ministrará a palestra “Brasil das Águas” no auditório Planeta Água, na sede da empresa.

A palestra é gratuita e aberta a toda a população mas para participar é necessário fazer inscrição antecipada (até o dia 15), pelo e-mail eventos@daejundiai.com.br, informando nome, idade, profissão e telefone para contato. As vagas são limitadas.

Em Jundiaí o engenheiro conta a experiência desse projeto desenvolvido entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, no qual desenvolveu um método de coleta de amostras de água utilizando um avião anfíbio Lake Renegade apelidado de Talha-mar, que foi transformado em laboratório aéreo. Esse laboratório interno foi totalmente desenhado e montado pela própria equipe Brasil das Águas, com tecnologia 100% brasileira.

Durante 14 meses, Gerard sobrevoou diferentes regiões do país, na companhia da mulher, a fotógrafa Margi, coletando 1.160 amostras de água de 524 rios, lagos e reservatórios.
Foram 800 horas de vôo em 120.000 km – o equivalente a mais de duas voltas em torno da Terra –, em situações bastante arriscadas, que exigiram sangue frio e comprometimento com o objetivo e os resultados. As amostras foram coletadas de 524 rios, lagos e reservatórios diferentes.

Baseado nos resultados obtidos pelas análises realizadas por pesquisadores de várias instituições brasileiras como a IEE (São Carlos) e a UFRJ, foi possível desenhar um mapa mostrando a saúde das águas doces no momento da coleta e identificar ambientes não contaminados para que possam ser conservados.

Em Jundiaí o ambientalista fala sobre as águas do Brasil e do mundo, apresenta os desafios enfrentados durante o projeto, enfatizando a importância da população agir com responsabilidade, usando a água racionalmente, com pensamento coletivo.

Gérard Moss
Engenheiro mecânico e empresário criado na Suiça e naturalizado brasileiro, Gérard começou a voar em 1983. Radicado no Brasil desde os anos 1980, ao lado da mulher transformou o hobby da aviação em projetos de pesquisa e comunicação de questões ambientais, sempre com foco no tema água.

Entre 1989 e 1992, com apenas 400 horas de vôo, partiu para uma volta ao mundo com a mulher pilotando um monomotor Sertanejo fabricado pela Embraer. Em 2001, fez um voo histórico, a primeira volta ao mundo em um motoplanador, utilizando um Ximango fabricado em Porto Alegre. Nesse projeto Asas do Vento, de voo solo, ele transmitiu semanalmente para o Fantástico imagens gravadas no trajetório pelos quatro cantos da Terra. Nessa aventura notou que a degradação ambiental era um problema generalizado e passou a desenvolver projetos nessa área.

Além de “Brasil das Águas”, Gérard Moss comandou de outros projetos ligados à água, sempre com patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental, entre eles o atual, Rios Voadores, onde pilotou um balão usado como plataforma científica em sobrevôos na Amazônia para a realização de coletas de amostras nos rios voadores, correntes de ar carregadas de vapor, que atravessam a Amazônia e trazem a umidade para outras regiões do Brasil.

O Projeto Rios Voadores foi uma expedição brasileira e pioneira para estudar a relação entre o transporte de vapor de água da Amazônia e o ciclo de chuvas no país.

Serviço
Evento: Palestra – Brasil das Águas, dia 19 de março, às 14h
Local: DAE S/A – Auditório Planeta Água – Rod. Vereador Geraldo Dias, 1500 Vila Hortolândia
Informações: (11) 4589-1485
Inscrições: eventos@daejundiai.com.br

Publicada em 05/03/2013



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN