Arquivo de Notícias

Água de reúso pode ser saída para elevar abastecimento

O reúso de água foi tema de palestra realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório da Ciesp, como parte da programação da Semana da Água DAE.

O tema foi abordado por Marcos Asseburg, diretor da Aquapolo Ambiental, projeto que entrou em operação no início deste ano atendendo 13 empresas da região do Grande ABC Paulista. “A água de consumo humano que o pólo Petroquímico deixou de usar foi liberada para a população e beneficiou bairros que antes tinham racionamento.” Cada litro reutilizado corresponde a um litro de água disponível para o abastecimento público.

Durante sua palestra Marcos ressaltou que esse projeto foi uma solução sustentável para a região que vivia em situação escassa em disponibilidade hídrica. “Era quase de uma região semiárida”, disse. “O pólo até pensou em usar água do mar para buscar soluções para esse problema.”

Para a idealização do Aquapolo foram investidos R$ 364 milhões entre estação de produção de água, uma adutora de 17 km e 3,6 km de redes de distribuição. A estrutura foi construída dentro da Estação de Tratamento de Esgotos ABC, da Sabesp, na divisa entre São Paulo e São Caetano do Sul.

Essa estação tem capacidade para produzir até 1 mil litros por segundo de água de reuso mas atualmente está operando com 650 l/s para atender ao pólo todo. Marcos ressaltou, no entanto, que só foi possível a idealização desse projeto porque havia consumidor. “A Braskem, por exemplo, garantiu a compra dessa água por 41 anos e isso foi fundamental para o projeto.”

O diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, que estava curioso para conhecer detalhes do projeto, comentou que utilizar água de reúso é dos caminhos para elevar o abastecimento. “Esse é um assunto que vamos falar muito daqui por diante.”

Apesar de imprópria para consumo humano, essa água de reúso tem diversas aplicações industriais, como em caldeiras, sistemas de resfriamento de equipamentos, limpeza de ruas e praças e vários outros processos.

Exposição
A Semana da Água DAE será encerrada nesta sexta-feira (22), às 20h, com a exposição de fotos “Água em Jundiaí”, realizada em parceria com o Studio Foto Visão no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

A abertura é somente para convidados. Mas o público poderá conferir as imagens selecionadas a partir de sábado, dia 23. As imagens mostram o tema água nas mais variadas situações. Tem fotos de cachoeiras da Serra do Japi, de pôr do sol na represa do Parque da Cidade, pássaros, entre outras cenas cotidianas.

As fotos permanecerão no Gabinete de até o 19 de abril e podem ser vistas de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h. O Gabinete fica na rua Cândido Rodrigues, 301 – Centro, Jundiaí.

Publicada em 21/03/2013



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN