Arquivo de Notícias

Programa lançado pela DAE realiza manutenção em aparelhos instalados nas redes de água

A DAE S.A. iniciou, há cerca de 60 dias, o Programa de Manutenção, Reforma e Substituição de Registros, Ventosas e Hidrantes em toda a cidade. O objetivo é aprimorar o funcionamento destes aparelhos que, instalados nas redes, melhoram o desempenho das adutoras. A previsão é de que o Programa seja realizado em caráter permanente, conforme a demanda.

Já passaram pela intervenção alguns locais como Vale Azul, Parque do Colégio, Distrito Industrial, Vila Rami, Vila Maringá, Cecap e Jardim Novo Mundo.
Segundo o assessor técnico da empresa, Elizeu Fabbri, as equipes da DAE trabalham para interferir o menos possível no abastecimento de água do município. “Tentamos fazer as reformas e substituições quando ocorre algum rompimento em rede, por exemplo.” Justamente por este motivo não há como prever datas para os próximos reparos ou bairros que receberão a intervenção.
Os registros (que durante a manutenção liberam ou impedem a passagem de água pela tubulação), as ventosas (que permitem a entrada de ar na rede durante esvaziamento para evitar colapso do material), as descargas (usadas antes e depois das manutenções para “limpar” as tubulações) e os hidrantes (fontes de água instaladas em vias públicas) não têm prazo de validade.
De acordo com Elizeu, cada equipamento tem um tempo de vida útil e só é trocado quando apresenta deterioração. “Há aparelhos que duram dez anos e outros que podem durar mais de 40, como é o caso do registro localizado em frente ao Posto Centenário, que acabou de ser trocado.”
Para o diretor-presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm, o Programa é mais uma das ações realizadas pela empresa para melhorar o sistema de fornecimento de água para a população jundiaiense. “Depois da troca dos aparelhos, será necessário somente a manutenção que já é efetuada rotineiramente”, diz.

Publicada em 22/06/2012



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN