Arquivo de Notícias

Jundiaí ganha selo Município Verde Azul e prêmio Franco Montoro

Jundiaí ganhou nesta segunda-feira (2) o selo Município Verde Azul, certificado concedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente às cidades que realizaram projetos na área ambiental. O Município Verde Azul chegou à sua 4ª edição fortalecendo o planejamento ambiental e incentivando a participação da sociedade civil na agenda ambiental.

Em 2011, 158 municípios receberam o certificado Município Verde Azul. Jundiaí obteve a nota 87,59, ficando em 52º. Dentre as cidades com mais de 300 mil habitantes, Jundiaí ficou com o 3º lugar, já que Sorocaba e São José do Rio Preto obtiveram notas maiores.
Jundiaí recebeu também o prêmio Franco Montoro por causa do trabalho de preservação da Bacia do Rio Jundiaí, Piracicaba e Capivari.
O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição). A Secretaria entregou o Prêmio Franco Montoro aos 19 municípios mais bem colocados em suas bacias hidrográficas e Jundiaí foi contemplada.
Em 2010 Jundiaí não conseguiu pontuação suficiente e em 2009 a nota foi 84,34, com a cidade ficando em 98º lugar, o que significa que esta foi a melhor participação neste projeto.

Avaliação
Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Município Verde Azul
ançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação.

Publicada em 03/04/2012



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN