Arquivo de Notícias

DAE inicia ação contra vazamentos não-visíveis

Técnico com haste de escuta, para verificar se há ruídos

Técnico com haste de escuta, para verificar se há ruídos

A DAE S.A. iniciou a operação caça-vazamentos, nova ação do Programa de Perdas. Atualmente os trabalhos são desenvolvidos no Jardim Santa Gertrudes, mas irão percorrer todo o município.

O caça-vazamentos é um serviço de prevenção contra os chamados vazamentos não-visíveis – aqueles que ainda não chegaram à superfície – e que podem ocorrer, eventualmente, até o cavalete. O principal objetivo é a redução de perdas de água.
A metodologia usada para encontrar tais rompimentos consiste em medir a pressão da rede, sempre nos primeiros e nos últimos cavaletes das ruas. Com uma haste de escuta, os técnicos verificam a existência de ruídos. Caso algum barulho seja constatado, a equipe utiliza um aparelho denominado geofone, capaz de detectar o local exato onde há vazamento, e aciona os reparos necessários.
Segundo o gerente de Controle de Perdas da DAE, Osmar Raphael, esta ação contribuirá de maneira significativa para a diminuição das perdas físicas de água. “Grande parte das perdas ocorre devido aos vazamentos não-visíveis, que ainda não afloraram”, explica. “Com essa ação, conseguiremos detectar e consertar os rompimentos antes que eles aumentem.”
De acordo com o diretor-presidente da DAE, Wilson Roberto Engholm, com a redução das perdas haverá uma diminuição na produção de água tratada. “Atenderemos a mesma quantidade de pessoas, mas com um volume menor”, afirma, referindo-se à economia do produto distribuído pela DAE.

Publicada em 03/02/2012



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN