Arquivo de Notícias

ETA reforma filtros sem comprometer o abastecimento da cidade

ETA reforma filtros sem comprometer o abastecimento da cidadeDepois de duas semanas de trabalho, foi concluída na última quarta-feira (22) a reforma de dois filtros da Estação e Tratamento de Água do Anhangabaú. Sem afetar o abastecimento durante o período, as mudanças foram feitas para melhorar, preventivamente, a capacidade de filtração da água.

Nesta reforma foi feita a troca da areia, a recuperação do carvão e o complemento dos pedriscos, materiais responsáveis pela filtração (a quarta etapa do processo de tratamento da água que abastece Jundiaí). “Esta é uma manutenção preventiva, mas que irá melhorar a capacidade de filtragem e, consequentemente, a qualidade da água”, explica o gerente de Tratamento de Água, Devanir Mondo. Os tanques onde os filtros estão instalados foram impermeabilizados.
A ETA possui oito filtros e nestas duas últimas semanas trabalhou com apenas seis, o que não comprometeu o abastecimento da cidade, já que a estação trata, em média, 1400 litros de água por segundo, mas tem capacidade técnica para tratar 2 mil litros. “Fizemos essa reforma com folga. O uso dos seis filtros foi suficiente”, afirma. “No próximo ano, se necessário, faremos a manutenção nos outros.”
Desde 1996, quando o sistema de lavagem água-ar passou a ser usado, esta foi a primeira vez que os filtros da ETA passaram por uma reforma. “Este sistema de lavagem é muito eficiente”, diz, referindo-se ao fato de os equipamentos serem autolimpantes com apenas água e ar. “Outra manutenção, só daqui a uns 15 anos”, diz.

Publicada em 26/12/2011



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN