Arquivo de Notícias

Parque da Cidade recebe Encontro de Astrônomos e Regata

Encontro de Astrônomos Amadores e Regata com cerca de 35 veleiros na Represa da DAE são as atrações do Parque da Cidade neste fim de semana

O primeiro evento é o 3º Encontro Jundiaiense de Astrônomos Amadores, sábado (12), a partir das 16h, no auditório do Parque da Cidade, com o tema “O que a Humanidade Aprendeu Observando o Céu”.
Logo às 16h ocorre exposição dos painéis Paisagens Cósmicas e a exibição do DVD “15 anos do Hubble”. Às 17h o professor Augusto Damineli Neto, do Departamento de Astronomia da USP, ministra a palestra “O que a Humanidade Aprendeu Observando o Céu”. Astrônomo e astrofísico, ele é reconhecido internacionalmente por suas observações da periodicidade de alteração de brilho da estrela dupla Eta Carinae.
Esta palestra prepara os participantes para a observação do céu, que encerra a programação. “As pessoas aprendem primeiro e observam depois”, explica Douglas Schwarz, presidente da Associação Jundiaiense de Astrônomos Amadores. “Esta observação só não será feita se o tempo não estiver muito bom.”
O encontro é aberto a adultos e crianças. Os integrantes da Associação levarão equipamentos para a observação do céu, mas quem tiver binóculos ou telescópios em casa também pode levar. Para participar basta levar um quilo de alimento não-perecível.

REGATA – No domingo (13), a partir das 13h45, ocorre a 2ª Regata Parque da Cidade. O evento, que tem coordenação técnica da Ong Velas do Japi, recebe velejadores de Jundiaí e região e de cidades como Parati, Santos, Avaré e da Represa do Guarapiranga, em São Paulo. Velejadores da escola Tom & Cat também farão demonstrações de veleiros.
O percurso, segundo Josimar Nascimento, presidente do Velas do Japi, será definido pela comissão da Regata, momentos antes do início. “Tudo dependerá do vento do momento”, explica.
A Regata é mista e a taxa de inscrição, gratuita, pode ser feita até as 13h30 do domingo, no próprio Centro Náutico, no Parque da Cidade, ou antecipada, pelo e-mail josimar.nascimento@terra.com.br. Os três primeiros colocados receberão troféus.
A Regata, segundo Josimar, é uma maneira de incentivar a prática de esportes náuticos em Jundiaí. “Queremos fomentar a prática de vela e remo na represa do parque”, diz.
Aulas de remo e de canoagem são oferecidas gratuitamente pelo Centro Náutico do Parque da Cidade. O espaço é mantido por meio de uma parceria entre a DAE S.A., Parque da Cidade, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), Prefeitura Municipal de Jundiaí e Lions Club Oeste.

Serviço: O Parque da Cidade funciona diariamente, das 6h30 às 20h. O endereço é avenida João Cereser, km 66. Informações pelo telefone: (11) 4522-0766.

Publicada em 10/03/2011



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN