Arquivo de Notícias

Stress tratado com bom humor marca início da 19ª Sipat DAE

Teve início nesta segunda, dia 22, a 19ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da DAE S.A. Uma cerimônia de hasteamento das bandeiras, com a presença do presidente da DAE, Wilson Engholm, e do vice-prefeito Luiz Fernando Machado, marcou o início das atividades que serão realizadas para discutir e divulgar a segurança no trabalho. Rosana Russo, do setor de Compras e Licitações, cantou o Hino Nacional, acompanhada do músico Roberto de Santis.

O presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), José Dib Junior, declarou aberta a Semana, após enfatizar o objetivo de sua promoção. “Queremos orientar os funcionários sobre a segurança no trabalho e incentivá-los a terem atitudes vigilantes, evitando riscos e acidentes”, comentou. O engenheiro de Segurança no Trabalho, Antônio Razera, parabenizou a organização por se preocupar com a integridade física dos funcionários, traduzida pela compra de equipamentos de segurança e promoção de palestras. “Recebemos materiais e informações, mas é nosso dever usá-los e colocar o que aprendemos em prática para evitarmos acidentes”, completou.

O vice-prefeito, Luis Fernando Machado, também esteve presente e ressaltou que a segurança não deve ser, somente, discutida, mas colocada em prática, pois é uma ferramenta de trabalho fundamental. “A parte mais importante da DAE são vocês (colaboradores). Por isso, sua segurança é prioridade para a empresa, que é motivo de orgulho para toda a cidade”, considerou.

O diretor presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm, lembrou que, há menos de uma semana, a empresa promoveu o 1° Fórum Interno de Integração, no qual a filosofia da organização foi apresentada na forma de seus Valores, Visão e Missão. “A segurança é um dos nossos Valores, portanto, essa semana é importante para colocarmos em prática a preocupação e o investimento no crescimento dos nossos colaboradores, que contribuem para nossa empresa ser considerada a número um em saneamento, no Brasil”, comemorou.

Stress

O grupo Qualivida Eventos foi o responsável pela programação de abertura a SIPAT: uma peça teatral interativa sobre stress. Os atores abordaram o tema com muito humor, o que fez com que os todos se identificassem com as situações representadas. Aproximação com a família, colegas, necessidade da prática de exercícios físicos, adoção de animais de estimação e lazer foram algumas das soluções apontadas para as preocupações cotidianas enfrentadas por todos, como medo, falta de confiança e união.

Adeildo Anastácio da Silva, que trabalha no setor de Reparo de Redes, é funcionário há 14 anos e diz ter aproveitado a apresentação, pois, ultimamente, tem se sentido estressado. “Parece que a peça foi feita para mim, pois ando estressado. Vi que é importante interagir com a família, ter amigos e rir, pois, assim, ‘colocamos tudo para fora’”, contou.

Rute Alessandra Ibidi, também há 14 anos na DAE, elogiou a SIPAT e falou que participa sempre, inclusive dos Concursos de Paródias. “Aprendemos sobre assuntos diferentes, interessantes, o que ajuda no nosso dia a dia”, enfatizou.

Próxima atividade

Durante a SIPAT, as atividades serão realizadas em dois períodos: das 8 às 9 horas e das 13 às 14 horas para que todos os funcionários possam participar. Nesta terça, dia 23, o auditório Planeta Água recebe o veterinário Carlos Ozahata, responsável pelo setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. O assunto da palestra será ‘Prevenção de Acidentes com Animais’.

A palestra de quarta, dia 24, falará sobre o tema “Acidentes de Trabalho e suas Consequências” e, na quinta, dia 25, o grupo Qualivida retorna ao palco do Planeta Água para falar sobre “Ergonomia”. Também na quinta, a Secretaria Municipal de Saúde estará com algumas equipes falando sobre a importância da saúde bucal, medição de pressão e orientações sobre os malefícios do cigarro. O encerramento da Sipat será na sexta, dia 26, com o Concurso de Paródias, a partir das 13 horas.

Publicada em 22/11/2010



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN