Arquivo de Notícias

DAE comemora Dia da Saúde com palestra aos seus colaboradores

DAE comemora Dia da Saúde com palestra aos seus colaboradoresMais de 51% da população brasileira administra medicamentos por conta própria e não sob a orientação de um médico. Esta foi uma das afirmações feitas pelo médico Armando Lepore Júnior, durante a palestra realizada no Dia Municipal da Saúde nesta última quinta, no auditório Planeta Água, da DAE. Organizada pelo setor de Benefícios e voltada para os funcionários da DAE, o objetivo era orientar os colaboradores sobre os riscos da automedicação na saúde das pessoas.

“Tomar um remédio por conta própria, além de ser prejudicial, pode trazer um retardo no tratamento real”, alertou o médico, que apresentou dados alarmantes sobre o assunto. Segundo Lepore, de acordo com estudos de órgãos do Governo Federal, apenas 16% das farmácias pesquisadas indicam orientação médica antes de vender um medicamento sem receita. “O restante das farmácias fazem as populares ‘consultas de balcão’, onde o próprio farmacêutico indica medicamentos para os clientes”, completa.

A funcionária Vânia Ferraz Botelho aprovou a palestra e afirma: “Gostei muito da palestra e todas as minhas dúvidas sobre automedicação foram esclarecidas”. Para o palestrante, a orientação é o melhor caminho. “É preciso levar este conhecimento adiante para que todos saibam das reais consequências deste problema. Também seria fundamental uma fiscalização adequada em farmácias para que nenhum medicamento seja vendido sem orientação médica”, acrescenta o profissional.

Publicada em 06/08/2010



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN