Arquivo de Notícias

-Comemoração- Com palestras sobre meio ambiente, a DAE S/A comemora o Dia Mundial da Água

-Comemoração-A DAE S/A celebrou nesta segunda-feira, dia 22, o Dia Mundial da Água com o evento “Conhecer para Preservar”. Aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades, estudantes e funcionários da empresa prestigiaram o evento com duas palestras, que abordaram o tema e formas de conter o desperdício de água.

Na palestra “Água das Florestas Tropicais”, com o Geógrafo e Coordenador de Mobilização da Rede de Águas, da Fundação SOS Mata Atlântica, Dr. Vinícius Madázio, afirma que restam menos de 7% da Mata Atlântica em todo o país, e isto influencia na situação hídrica. “Com a devastação de florestas não há recomposição de matas ciliares o que ocasiona o assoreamento de rios e mananciais”, explica o geógrafo.

“A Situação dos Recursos Hídricos no Brasil” foi a palestra da professora do curso de Direito e Coordenadora de pós-graduação em Direito Ambiental da Universidade Padre Anchieta, Dra. Luciana Cordeiro. De acordo com a palestrante, 70% da água de rios e lagos são poluídos devido a falta de orientação à população. “Jundiaí possui uma política para o Meio Ambiente e com um olhar diferenciado sobre a questão das águas. A cidade tem água farta e com qualidade, porém devemos ensinar a população para conter o desperdício deste bem”, conclui Dra Luciana.

Qualidade da água
Todo ano a DAE S/A divulga um relatório sobre a qualidade da água. “Estes dados mostram que Jundiaí está em uma ótima situação em relação ao abastecimento e distribuição de água potável”, explica o presidente da DAE, Wilson Engholm. Na oportunidade houve destaque para os dados sobre o desperdício da água. “Há uma perda natural decorrente do processo de distribuição nas redes, que gira em torno de 36%. Nos próximos anos nossa meta é diminuir este número para apenas 22%”, ressalta o presidente.

Investimento
Jundiaí é referência mundial no tratamento de água e de esgoto. Atualmente a DAE coleta 97% do esgoto gerado na cidade e destes 100% é tratado com destino ecologicamente correto. Os 3% remanescentes estão localizados na área rural da cidade, e é justamente nestas localidades que a DAE investe neste momento. “Está em processo de construção duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma no bairro dos Fernandes e outra no bairro São José, ambas em localidades rurais. Com estes investimentos concluídos, Jundiaí irá coletar e tratar 99% do esgoto gerado”, conclui o presidente.

Publicada em 23/03/2010



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN