Arquivo de Notícias

DAE e Prefeitura trabalham para preservar o Rio Capivari

O presidente da DAE Wilson Engholm e o Prefeito Miguel Haddad no evento

O presidente da DAE Wilson Engholm e o Prefeito Miguel Haddad no evento

A partir deste ano, o dia 24 de novembro é o Dia do Rio Capivari. A data passa a fazer parte do Calendário ambiental da cidade. Para comemorar este importante passo para a preservação do Rio Capivari a Prefeitura de Jundiaí e a DAE reuniram, na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, diversas autoridades municipais, entre elas o Prefeito Miguel Haddad, o presidente da DAE Wilson Engholm, o membro do Conselho da Serra do Japi e proprietário da Fazenda Ribeirão, Antonio Luiz Mendes Pereira, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, além de alunos e diretores de diversas escolas municipais da região do Rio Capivari.

Na oportunidade, o presidente da DAE, anunciou também a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE São José, no Currupira. “Jundiaí está fazendo a sua parte: esperamos que os outros 15 municípios também desenvolvam ações neste sentido, para que em 2010 possamos nos reunir, novamente, com motivos para comemorar a preservação do Rio Capivari”, declara o presidente.

O prefeito Miguel Haddad também defendeu o trabalho que está sendo feito para conscientização e preservação do Rio Capivari, “Esta ação é extremamente importante, destacou. Temos um compromisso social com o meio ambiente. A partir de agora, para que as ações tragam resultados positivos, precisamos discutí-las regionalmente”.

A importância do Capivari
De acordo com o secretário de Planejamento e Meio ambiente Jaderson Spina, o trabalho de preservação é de todos “A conscientização deverá ser desenvolvida conjuntamente com todas as 16 cidades que fazem parte da bacia do Capivari. Estamos impressionados com o nível dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas e os alunos estão de parabéns, pois levam informação e conhecimento para casa e nos ajudam a proteger o rio”, disse o secretário.

Saneamento básico
Com objetivo de preservar as nascentes do Rio Capivari e levar saneamento básico para a população do bairro São José, a DAE vai construir a ETE-Estação de Tratamento de Esgoto São José. “Estamos cumprindo nosso compromisso de preservar as áreas de mananciais, evitar a degradação do meio ambiente e avançarmos, ainda mais, no saneamento público com tratamento de esgoto. Na verdade, estamos cumprindo nossa parte no compromisso de preservar um manancial que abastece outras cidades, mas nasce aqui – é nosso dever de casa”, afirma Engholm. A realização da obra deve durar aproximadamente dez meses e vai beneficiar mais de três mil pessoas que moram no bairro, e que hoje usam sistema de fossa.

O projeto de construção da ETE São José teve início em 2003 e prevê a utilização de um sistema sofisticado que atende a legislação vigente. Paralelamente a execução do projeto, a DAE desapropriou uma área de aproximadamente 5.000m². Parte dos recursos utilizados vieram da Cobrança pelo Uso da Água da Bacia Hidrográfica do PCJ(Piraciaba, Cpivari e Jundiaí), outra parte é investimento da DAE.

O contrato com a empresa DT Engenharia e Empreendimentos Ltda, responsável pela execução da obra, foi assinado no dia 19 de outubro, e os serviços foram iniciados na segunda-feira(16/11).

A construção da ETE São José é considerada urgente pela DAE. Jundiaí não capta água no Rio Capivari, mas tem o compromisso com o meio ambiente e a preservação das nascentes. No bairro São José, que fica na região próxima ao Parque de Currupira e está na margem direita do Rio Capivari, a população construiu casas sem respeitar os limites de área rural e sem saneamento adequado o que coloca os lençóis freáticos em alto risco de contaminação.

ETE São José
A obra da ETE São José, que tem custo de R$ 1.028.000,00, terá capacidade para tratar cinco litros de esgoto por segundo, o que num período de 24 horas representa 432 mil litros de esgoto tratado, que é transformado em água potável que vai para o Rio Capivari. A rede coletora de esgoto, que vai atender o bairro, tem a extensão 12 quilômetros e de 150 a 200 mm de diâmetro, sendo que a rede interceptora de esgoto terá aproximadamente 8 quilômetros de extensão e diâmetro de 300mm.

Publicada em 24/11/2009



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN