Arquivo de Notícias

DAE é considerada modelo no saneamento brasileiro

DAE é considerada modelo no saneamento brasileiroMatéria publicada na Revista Valor Setorial – Saneamento, na edição de dezembro de 2008, aponta novamente a DAE como referência no saneamento brasileiro, e a cidade de Jundiaí destacada por ser um dos melhores municípios por ter políticas consistentes na área, que garantem bons serviços para os habitantes.

Na matéria apenas quatro cidades são citadas como as melhores do Brasil. Junto com Jundiaí estão Niterói (RJ), Maringá (PR) e Salvador (BA), municípios citados pelo Instituto Trata Brasil como exemplo de superação.

Segundo a revista o sucesso da DAE deve-se aos investimentos constantes que são realizados no saneamento da cidade, assim como a preocupação constante com o futuro.

“A preocupação crescente com o futuro também é marcante na gestão do saneamento. A cidade pensa em garantir serviços para os próximos 40 anos. Para assegurar o suprimento de água, a cidade investiu na duplicação da represa, aumentando a capacidade de armazenamento de 5,5 bilhões de litros para 12,5 bilhões”.

(Revista Valor Setorial – Saneamento, edição de dezembro de 2008)

Além do destaque para o tratamento e distribuição de água tratada e da coleta, afastamento e tratamento de esgoto, a matéria traz a reciclagem do esgoto como um dos diferenciais da cidade.

Em 2007 a DAE foi citada pela Revista Valor Setorial – Urbana – edição de novembro, como caso de sucesso na coleta, afastamento e tratamento de esgoto.

Dados – Jundiaí hoje tem índices de referência no saneamento brasileiro. A DAE leva água tratada a 98% dos domicílios da cidade, sendo que na zona urbana o índice alcança os 100%.

Com relação à coleta e afastamento de esgoto os índices chegam à casa dos 97%, sendo que desses 100% é tratado. O lodo proveniente desse tratamento não é destinado a aterros sanitários. O material passa por um processo de secagem, sanitização e reciclagem. Em seguida é encaminhado para fazendas com plantação de cana-de-açúcar e eucalipto (produtos sem consumo diretor do ser humano), para ser usado como adubo. Por esse programa, Jundiaí é considerada “a cidade bem-sucedida na área de saneamento público no Brasil”, tornando-se exemplo em responsabilidade ambiental.

Plano Diretor apresentado no final de 2008 prevê um horizonte de garantia de água para Jundiaí até o ano de 2038. Nessa previsão foi levada em conta a duplicação da represa de acumulação. Com as obras em andamento, a reservação passará de 5,5 bilhões para 12,5 bilhões de litros.

Publicada em 13/01/2009



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN