Arquivo de Notícias

Estudantes conhecem mais sobre o Rio Jundiaí

Entre os dias 23 a 26 de setembro, o Parque da Cidade teve uma programação especial voltado para as comemorações da Semana do Rio Jundiaí. Alunos de escolas municipais acompanharam um pouco da realidade do principal rio da cidade. O objetivo foi de conscientizar as crianças para um futuro melhor das águas que aqui percorrem. No último dia de atividades ocorreu a exposição dos trabalhos.

Durante as palestras estudantes aprenderam que o Rio Jundiaí nasce na Serra dos Cristais, em Mairiporã e acaba em Salto, quando se une ao rio Tietê. De Mairiporã até Salto, são pelo menos 23,7 mil quilos de carga poluidora ao dia despejados pelas cidades de Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Itupeva, Várzea Paulista e Jundiaí.

O Rio Jundiaí é limpo antes de chegar a Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, mas depois de passar pelas duas cidades, os níveis de oxigênio e carga orgânica atingem seus picos. Ambas as cidades jogam 100% do esgoto gerado in natura no rio. Jundiaí coleta 97% e trata 100%.

Foi na década de de1980, com a criação do programa de despoluição capitaneado pelo Cerju (Comitê de Estudo e Recuperação do rio Jundiaí) e com a participação da DAE S.A, iniciativa privada e governo do Estado de São Paulo, que tornou-se possível realizar a canalização de 14 quilômetros de rede de esgoto e construir uma estação de tratamento de esgotos, operada em regime de concessão pela CSJ.

Durante a semana Jundiaí teve outro motivo de comemoração o Instituto Trata Brasil reconheceu que Jundiaí tem esgoto 100% tratado. O trabalho desenvolvido pelo município é voltado a melhorias no meio ambiente e as ações culturais programadas no Parque da Cidade é em contribuição ao aprendizado do futuro da população.

Publicada em 26/09/2008



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN