Arquivo de Notícias

Lixo é encontrado em rede de esgoto na Vila Marlene

Lixo é encontrado em rede de esgoto na Vila MarleneAs equipes de limpeza de rede de esgoto da DAE encontraram mais um exemplo típico do uso incorreto da rede de esgoto. No poço de visita localizado na Rua Rafael Fabrício, na Vila Marlene.

Na tubulação foi encontrado um grande número de fios de tecidos e estopas, que se acumularam e ajudaram a obstruir a rede de esgoto. Infelizmente essa situação é vivenciada em toda a cidade.

Essa concentração de detritos na rede de esgoto é decorrente do mau uso das tubulações pela população. Além de panos é encontrado todo tipo de lixo: absorventes, preservativos, tubos de pasta de dente, estopa, bichos de pelúcia, garrafas plásticas, correia de bicicleta e até mesmo uma vaca inteira já foi despejada no emissário.

Infelizmente grande parte da população não tem consciência de que a rede de esgoto é planejada para receber somente água servida, ou seja, proveniente de pias, vasos sanitários e ralos. Mesmo restos de comida devem ter como destino o lixo e não serem jogados pelo ralo da pia.

Outro grande problema enfrentado é com relação às ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, causando sobrecarga em vários pontos de transbordamento nas estações de tratamento, rompimento de redes coletoras de esgoto, entupimento no sistema e retorno de águas poluídas para dentro das casas, principalmente em épocas de fortes chuvas.

Publicada em 06/08/2008



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN