Arquivo de Notícias

Ary Fossen visita as obras de desassoreamento da represa de captação

Ary Fossen visita as obras de desassoreamento da represa de captaçãoO Prefeito Ary Fossen, o presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, Superintendente, Eduardo Pereira e o Diretor de Operações, Milton Takeo visitaram as obras de desassoreamento da represa de captação da DAE.

As obras tiveram início há cerca de um mês. Em uma primeira etapa foi construído um dique que divide a área, para que a captação da água bruta não seja comprometida. A segunda etapa com a escavação e retirada do material tive início no dia 25 de julho.

Ary Fossen comentou sobre a dificuldade da realização do desassoreamento. “A represa de captação tem 31 anos e essa é a primeira vez que é feita a limpeza. É uma obra é muito difícil de ser realizada e estava no planejamento e cronograma da empresa. A retirada do material acumulado pela própria natureza melhora a qualidade da captação da água bruta”.

Eduardo Palhares disse que essa é uma das principais obras já realizadas. “O desassoreamento é um dos trabalhos mais importantes executados pela DAE nos últimos quatro anos. Além de melhorarmos ainda mais a qualidade da nossa água distribuída para a população, estamos também ajudando a sustentar o crescimento da cidade, proporcionando ótima infra-estrutura para que o município se torne atrativo para a instalação de novas empresas”.

O engenheiro Milton Takeo disse que a limpeza beneficia a captação. “Com a retirada dos detritos as bombas conseguem trabalhar melhor, aumentando o rendimento, a vazão e conseqüentemente o funcionamento dos equipamentos”.

Takeo ainda explicou que o terreno original encontrado é o de terra preta, o que indica o limite onde se deve parar a escavação. “Esse lodo que se acumulou ao longo dos anos é fértil e tem ótima carga orgânica. O material será aplicado numa área de cerca de 100 mil m2, no antigo estacionamento do terrão do Parque da Cidade, onde iremos plantar árvores nativas e reflorestar o local com um belo bosque”.

Atualmente é retirado o equivalente a 100 caminhões, com capacidade de 14 m3 diariamente, mas o volume aumenta na próxima semana com a chegada de mais maquinário.

Dados – A represa de captação ocupa uma área de 120 mil m2 e devem ser retirados 250 mil m3 de material e detritos o que implica conseqüentemente no aumento de armazenamento da mesma cota (250 mil m3). Antes do início das obras a acumulação de água no local não passava de uma lâmina com cerca de um metro de altura, com o término do desassoreamento essa cota aumenta para três metros.

Curiosidades – Segundo o engenheiro Milton Takeo as obras de desassoreamento e o baixo nível da represa atraíram maior número de pássaros como mergulhões e garças.

Publicada em 30/07/2008



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN