Arquivo de Notícias

Monitoramento da qualidade da água será realizado via telemetria

Em 2008 a DAE S/A vai instalar duas sondas multiparâmetros na Represa do Rio Jundiaí-Mirim, uma próxima à Estrada do Pinheirinho e a outra na barragem da represa de acumulação, para monitorar a qualidade da água.

As sondas têm a capacidade de transmitir dados sobre 8 parâmetros diferentes de medição, via telemetria, 24 horas por dia. Os parâmetros monitorados a serem analisados são turbidez, OD (oxigênio dissolvido), pH, ORP (potencial de redoxi), temperatura, condutividade elétrica, STD (sólidos totais dissolvidos) e salinidade.

Acoplada a cada uma das sondas haverá uma mini estação meteorológica, composta de pluviômetro para medir os índices pluviométricos, uma biruta para medir a direção dos ventos e de um barômetro para medir a pressão atmosférica.

Essa atitude é importante como prevenção, porque se a primeira sonda detectar alguma alteração nos parâmetros monitorados, a DAE poderá intervir em caráter de urgência para evitar que a represa de captação receba água com um padrão de qualidade diferente do esperado.

Em eventual situação de risco, o sistema de telemetria será programado para avisar os analistas por meio de alarme.

Publicada em 13/05/2008



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN