Arquivo de Notícias

Investimentos em tecnologia de automação marcam atual gestão da DAE

Há 13 anos a DAE S/A investe em tecnologia de automação e iniciou a implantação de sistemas em novembro de 1995. Atualmente há 33 unidades da DAE com automações já implantadas, entre instalações grandes e pequenas.

É importante dizer que todas as unidades são operadas à distância, por meio da Central de Telemetria na sede da DAE. Nas unidades moram zeladores que exercem apenas a função de vigilância, para evitar transtornos com vandalismo.

Os maiores processos de automação foram implantados na atual gestão. “Atualmente as transmissões de dados para a telemetria são feitas via rádio”, diz Milton Takeo Matsushima, Diretor de Operações da DAE.

Principais obras executadas na atual administração:

Substituição das linhas privativas da Telefônica pela transmissão via rádio

Em 2006, a substituição dos sistemas possibilitou a obtenção de dados mais precisa e eficiente por meio da transmissão via rádio, com menos interrupções do sinal.

Casa de Bombas do Rio Jundiaí-Mirim

Automação de 5 bombas de 1.250 CV. Cada uma tem a força de uma locomotiva a diesel.

ETA Eloy Chaves

O processo de automação da Estação de Tratamento de Água do Eloy Chaves foi bastante complexo, mas a implantação do sistema foi concluída com êxito em dezembro de 2006.

ETA Anhangabaú

Os reservatórios e medidores de vazão da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú já eram automatizados, mas precisaram ser substituídos em 2006 em função de desgaste. Foram instalados três medidores de vazão ultra-sônicos. Tecnologicamente são os mais precisos existentes no mercado atualmente.

Casa de Bombas do Rio Atibaia

Foi a última unidade automatizada. Era a instalação mais complexa por causa da distância. Após a instalação de uma unidade repetidora do sinal de rádio, o sistema tornou-se viável.

Sondas Multiparâmetros

Em 2008 a DAE vai instalar duas sondas multiparâmetros na Bacia do Rio Jundiaí-Mirim, uma próxima à Estrada do Pinheirinho e a outra na barragem da represa de acumulação, para monitorar a qualidade da água. As sondas têm a capacidade de transmitir dados sobre 10 parâmetros diferentes de medição, via telemetria, 24 horas por dia.

Publicada em 08/05/2008



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN