Arquivo de Notícias

DAE realiza obra preventiva por método não destrutivo

DAE realiza obra preventiva por método não destrutivoA DAE está fazendo o remanejamento de 130 metros da adutora de água na região da Vila Nambi. A obra é preventiva e está sendo realizada por método não destrutivo.

O objetivo da troca de tubulação é a proteção de redes evitando que em épocas de fortes chuvas os taludes, que possam deslizar, não causem o rompimento das redes de água, como aconteceu no início de 2007.

No local está sendo implantada uma tubulação de 200 milímetros de diâmetro, de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente. Para implantação da adutora é utilizada uma máquina perfuratriz, que, por meio de broca, água e produtos específicos perfuram o terreno com mais facilidade.

“A água ajuda a deixar a terra mais fácil fazer a perfuração. Depois de aberta a área a nova adutora é colocada na outra ponta do equipamento, que puxa de volta para si, limpando a área e implantando-a no local. Com esse método nós não precisamos abrir valas, todo o processo é feito ‘por baixo da terra’”, explica o Diretor de Manutenção e Obras, Antonio Araújo.

O remanejamento vai beneficiar os bairros Vila Nambi, Vila Rui Barbosa e Nova Esperança.

Histórico – Em janeiro de 2007, as fortes chuvas acabaram por causar o deslizamento do talude na área onde está sendo implantada a nova tubulação. Na época a queda da encosta acabou por romper a adutora, comprometendo o abastecimento da região.

Publicada em 28/02/2008



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN