Arquivo de Notícias

Qualidade da água do rio Jundiaí é tema de palestra

Qualidade da água do rio Jundiaí é tema de palestraDando continuidade às comemorações da Semana do rio Jundiaí a palestra ministrada no auditório do Parque da Cidade na quarta-feira (26) pelo engenheiro de Operações e Analista Ambiental da Cetesb, Carlos Fanchini falou sobre a “Qualidade da água do rio Jundiaí”.

Com uma breve explicação ele falou sobre as áreas de atuação da Companhia e das novas unidades que serão inauguradas, que terão como objetivo trazer a população para mais perto do órgão.
Carlos comentou brevemente sobre a bacia do rio Jundiaí estar presente na UGRHP5 (Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos Potenciais) e dos principais mananciais de abastecimento da região: Ribeirão Piraí, rio Jundiaí-Mirim, Rio Capivari e Cabeceiras do rio Jundiaí.
O analista explicou que o rio Jundiaí atinge uma população de aproximadamente 830 mil habitantes em seus 123 km de extensão, mas que devido aos lançamentos de esgoto ‘in natura’ ele é considerado como classe 4, a pior classificação dos rios.
“A situação do rio poderia ser diferente se as cidades à montante de Jundiaí – Várzea e Campo Limpo – fizessem sua parte e não despejassem o esgoto ‘in natura’ no rio. Jundiaí faz o tratamento de 100% do seu esgoto e Indaiatuba de 10% de toda a cidade”, comentou Carlos. Ele ainda contou que Salto está com uma estação de tratamento de esgoto em funcionamento há aproximadamente um mês.
Carlos também abordou sobre a reaeração e auto depuração por qual o rio passa, fazendo com que seja feita a oxidação da matéria orgânica. O analista finalizou a palestra mostrando fotos de diversos trechos do rio e salientou a importância que pequenas ações cotidianas, como não jogar lixo na rua podem contribuir na manutenção do rio Jundiaí.

Publicada em 26/09/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN