Arquivo de Notícias

Parque da Cidade comemora chegada da Primavera com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Parque da Cidade comemora chegada da Primavera com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UnicampPegue seu chapéu, seu guarda sol e sua cadeirinha e vá para o Parque da Cidade assistir ao espetáculo da Orquestra Sinfônica da Unicamp neste domingo, dia 23, de graça. O evento vai comemorar a chegada da estação mais colorida do ano, a Primavera.

O espetáculo começa às 9h30 com a apresentação de 110 garotos e garotas, de 8 a 18 anos, participantes do Projeto Guri, uma iniciativa do Governo do estado e da ONG “Associação Amigos do Projeto Guri”, em parceria com a Prefeitura Municipal., que traz a inclusão através da cultura e que já revelou mais de dez mil jovens talentos.

Às 10h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, com 35 músicos, sobe ao palco para apresentar peças como Vozes da Primavera, de Vivaldi, Guerra Peixe, com o concertino para Violino e Orquestra Esdras Silva, Mozart com abertura “As Bodas de Fígado”, Haydn, da Sinfonia 104 “Londres” e “Vozes da Primavera”.

O evento, uma parceria entre a DAE S.A e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, marca não apenas o início da Primavera, como também o lançamento do Projeto “Concertos nos Parques, Praças e Jardins”. Desenvolvido pela Secretaria de Cultura, a iniciativa tem como proposta oferecer a toda população diferentes leituras da nossa realidade social, despertando para uma reflexão. “O jundiaiense gosta de música. Devemos ter um público considerável”, comentou a secretária de Cultura Penha Maria Camunhas Martins.

De acordo com o diretor presidente da DAE S.A., Eduardo Santos Palhares, esta parceria faz parte da evolução que o Parque da Cidade vem sofrendo ao longo dos anos. “Este espaço permite a massificação da cultura, que permite diminuir as diferenças sociais.” A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas passem pelo local neste domingo.

Vasti Atique, que neste domingo acumula a função de diretora de Cultura e regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, espera aproximar o artista do público.”Estamos entrando na estação mais aconchegante do ano e nada melhor aliar boa música com um lugar maravilhoso como é o Parque da Cidade. Pegue sua cadeirinha, seu chapéu e o guarda-sol para curtir este espetáculo que é de graça.”

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica da Unicamp é uma organização musical coltada à difusão das atividades artísticas e didáticas do Núcleo de Integração e Difusão Cultural e do Instituto de Artes da Universidade estadual de Campinas, através de concertos e apresentações públicas, nas mais diversas manifestações da linguagem artística e musical.

Inserida na vida acadêmica da Universidade, a Orquestra atua como laboratório instrumental para as aulas orquestração, regência, composição, prática orquestral, bem como acompanhamento instrumental para solistas convidados, na apresentação de repertório de todos os períodos históricos que compreendem a participação orquestral. O seu perfil inclui também participação em eventos de repercussão nacional na Universidade e atividades culturais da região.

Uma Comissão Artística coordena as atividades da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Ela é regida pelos professores Dr. Carlos Fiorini e Dr. Eduardo Ostergren que responde pela direção artística. Maestros convidados têm se apresentado frente à orquestra, nomes que incluem Frank Stubbs, Ernst Mahle, Jamil Maluf, Parsival Módolo, Mario Benzecry, e solistas de renome como Niza de Castro Tank, Tom Walsh, Alessandro Borgomanero, Ayako Hatori

Os músicos que integram a Orquestra Sinfônica tem formação como solistas. De reconhecida experiência pedagógica participam regularmente das atividades acadêmicas da universidade e de festivais de música no Brasil e no exterior.

SERVIÇO

O que: Concerto de Primavera no Parque da Cidade

Onde: Praça Pôr-Do-Sol, do Parque da Cidade (Rodovia Vereador Geraldo Dias, km 66)

Quando: 23 de setembro (neste domingo)

Que horas: das 9h30 às 11h30

Quanto: de graça

Publicada em 20/09/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN