Arquivo de Notícias

Música invade Parque da Cidade na chegada da Primavera

Música invade Parque da Cidade na chegada da PrimaveraO sol forte da manhã de domingo (23) não afastou o público que foi prestigiar a Orquestra Sinfônica da Unicamp, no Parque da Cidade. O evento comemora a chegada da estação mais colorida do ano, a Primavera. O prefeito Ary Fossen também conferiu os espetáculos. A regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp neste dia foi a diretora de Cultura Vasti Atique.

O evento, uma parceria entre a DAE S.A e a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, marca não apenas o início da Primavera, como também o lançamento do Projeto “Concertos nos Parques, Praças e Jardins”.

Primeiramente as pessoas puderam assistir a apresentação de 110 garotos e garotas, de 8 a 18 anos, participantes do Projeto Guri, uma iniciativa do Governo do estado e da ONG “Associação Amigos do Projeto Guri”, em parceria com a Prefeitura , que traz a inclusão através da cultura e que já revelou mais de dez mil jovens talentos.

Em seguida, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, com 35 músicos, subiu ao palco para apresentar peças como “Vozes da Primavera”, de Vivaldi, “Guerra Peixe”, com o Concertino para Violino e Orquestra, Esdras Silva, Mozart com abertura “As Bodas de Fígaro”, Haydn, da Sinfonia 104 “Londres” e “Vozes da Primavera”.

O diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Eduardo Ostergren, disse que eventos como esse traz grande contribuição para a cultura. “ Essa é a oportunidade de todos, independente da cor, raça, religião, tipo físico, de conhecerem a música erudita. Um público gracioso. Um parque maravilhoso.”

Para o diretor-presidente da DAE S/A, Eduardo dos Santos Palhares, o grande detalhe da cultura é dar oportunidade a todos de assistirem aos espetáculos, num local democrático, aproximando a música, teatro, dança. “ Muitos têm dificuldades de ir ao teatro ouvir uma música erudita e o Parque oferece o acesso aos que geralmente não o tem.”

A secretária de Cultura, Penha Maria Camunhas Martins, disse que dezenas de famílias foram ao parque para assistirem aos espetáculos. “O jundiaiense gosta de música. Tivemos um público considerável. O Parque é um espaço aberto, livre. As pessoas se acomodaram em cadeiras, banquinhos, sentaram nas sombras das árvores. Foi muito bom.”

Guri

Karen Martins de 9 anos toca violino desde o ano passado. Ela conta que seu pai é professor de trompete (metais) no Projeto Guri e foi quem a incentivou a entrar no grupo. “ Adoro tocar violino. E serei uma violinista”, fala com convicção a estudante de quarta série.

Já o morador do bairro Cidade Nova, Wesley Cândido de Oliveira Júnior (11) pretende ser como André Valadão ( pianista e cantor gospel). Ele toca saxofone há um ano e meio. “ Minha professora de teclado Juliana foi quem falou do projeto Guri, por saber que eu gosto de aprender instrumentos diferentes, difíceis e minha mãe me inscreveu.”

Publicada em 25/09/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN