Arquivo de Notícias

60 crianças participam do primeiro dia da programação

60 crianças participam do primeiro dia da programaçãoSessenta crianças e adolescentes, da Escola Estadual João Luis Campos (5ª a 8ª série), do Jardim Florestal e da EMEB Jornalisrta Tarcísio Machado Carvalhaes (2ª e 3ª série), de Franco da Rocha, participaram do primeiro dia da Semana do Rio Jundiaí, promovida pela DAE S.A, ontem no Parque da Cidade.

A engenheira civil e gerente de tratamento de esgoto da DAE, Maria Auxiliadora Pedro Dib, foi quem abriu a semana falando das redes coletoras de esgoto da cidade. “A rede de esgoto foi feita só para receber esgoto e nada mais. Infelizmente, muitos usam a rede de forma errada e mandam por ela o que deveria ir para o lixo”, comentou a engenheira.

Outro ponto discutido na palestra foram as ligações clandestinas de água de chuva na rede de esgoto. “Outro agravante é que muita gente ainda não sabe a diferença entre águas pluviais (água da chuva) e água servida (água da pia, da máquina de lavar, do tanque, vaso sanitário e a

água do banho) e acabam ligando a água de chuva na rede de esgoto. As redes foram projetadas para receber apenas o volume de esgotos, sua sobrecarga causa vários problemas, como por exemplo: transbordamentos nas estações de tratamento; rompimento de redes coletoras de esgoto; entupimentos no sistema; aumento do custo dos serviços de manutenção; retorno de águas poluídas para dentro das casas”, explicou.

De acordo com Maria Lucia Freire da Silva, coordenadora da escola de Franco da Rocha, o assunto é de extrema importância. “Comemorar a Semana do Rio Jundiaí, um dos mais importantes, é conscientizar os alunos quanto ao desperdício, a jogar lixo no esgoto, poluir os rios e o meio ambiente”, disse.

Para Leonidas Gabriel Nunez, de 8 anos, da EMEB Jornalisrta Tarcísio Machado Carvalhaes, a palestra foi proveitosa. “Aprendi muita coisa com a palestra como não jogar lixo na rua, nos rios, na rede de esgoto, porque assim teremos uma futuro com mais qualidade. Vou chegar em casa e passar tudo que aprendi para meus pais”.

Amanhã, terça-feira (26) o gerente da agência da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – Domênico Tremaroli, falará sobre a “Qualidade do Rio Jundiaí”. Na quarta-feira, dia 27, a chefe do laboratório da ETEJ, Agnes Nunes, explicará sobre todas as etapas de tratamento do esgoto realizados pela ETEJ. As palestras estão acontecendo no auditório do Parque da Cidade, sempre a partir das 14 horas.

Publicada em 25/09/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN