Arquivo de Notícias

DAE faz manutenção em toda a rede de esgoto do São Camilo

DAE faz manutenção em toda a rede de esgoto do São Camilo
A DAE está realizando uma grande obra de manutenção em todo o Jardim São Camilo. De acordo com o diretor de manutenção e obras da DAE, Antônio Pereira Araújo, a obra é necessária devido a grande quantidade de lixo encontrada na rede. “A equipe encontrou estopa, tela de arame, entre outros objetos, além de pedras e areia resultantes das fortes chuvas dos últimos tempos que acabaram infiltrando na rede, e tudo isso ocasiona a obstrução e vazamento da rede”, explicou o engenheiro. A DAE ainda está fazendo o estudo da extensão a ser remanejada.

A empresa informa que a rede de esgoto foi feita só para receber esgoto e nada mais. Infelizmente, muitos usam a rede de forma errada, mandam por ela o que deveria ir para o lixo. Restos de comida devem ir para o lixo. A pia não é o lugar adequado para isso, a manutenção e limpeza da caixa de gordura devem ser feitas com freqüência para que a gordura proveniente da pia da cozinha não alcance as redes coletoras. Para fazer a limpeza, pegue uma pá e retire a gordura endurecida da parte superior da caixa. Embale tudo em um saco plástico e jogue no lixo.

Colabore, não jogue absorventes, preservativos, tubos de pasta de dente, lixo ou outros objetos no vaso sanitário. As redes foram projetadas para receber apenas o volume de esgotos, sua sobrecarga causa vários problemas, como por exemplo: transbordamentos nas estações de tratamento; rompimento de redes coletoras de esgoto; entupimentos no sistema; aumento do custo dos serviços de manutenção; retorno de águas poluídas para dentro das casas.

Nunca jogue entulho ou carcaças de animais nos postos de visita do sistema de esgoto, nem dentro de rios; procure utilizar produtos biodegradáveis; não deixe ralos ou tanques descobertos no quintal e canalize a água das chuvas do telhado para a rua. Rede de esgoto é obra cara, mas indispensável. Sem ela, não existe qualidade de vida.

Outro agravante é que muita gente ainda não sabe a diferença entre águas pluviais (água da chuva) e água servida (água da pia, da máquina de lavar, do tanque, vaso sanitário e a água do banho) e acabam ligando a água de chuva na rede de esgoto. Lembre-se: A ligação da água de chuva na rede de esgoto é proibida por lei. Ela deve ser jogada na sarjeta para ser escoada através da galeria de águas pluviais (bocas-de-lobo) construída pela prefeitura. Evite problemas com multas e corte de água!

Publicada em 10/08/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN