Arquivo de Notícias

Moradores do Corrupira, DAE e Prefeitura reúnem-se para falar sobre asfalto e rede de esgoto

Moradores do Bairro do Corrupira reuniram-se no último sábado (14) com o Secretário de Serviços Públicos, Walter da Costa e Silva, o Diretor Presidente da DAE, Eduardo Palhares, Superintendente da DAE, Eduardo Pereira e Diretor de Manutenção e Obras da DAE, Antônio Araújo, para discutir a possibilidade de firmar uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e moradores para a execução de obras para asfaltar e passar a rede seca de esgoto na região do Bairro do Corrupira.
Walter comentou que o projeto de parceria é muito interessante para a Prefeitura e que alguns já são de sucesso. “Entregamos o orçamento do material, que fica sob responsabilidade dos moradores, a Prefeitura não tem contato com esse dinheiro, apenas utiliza o material para a execução da”, explicou o secretário.
Mas para se fazer o asfalto na rua, é preciso, antes, executar a rede seca de esgoto. Eduardo Palhares afirmou que a DAE também participará de uma parceria, mas também explicou que antes de o local ser servido pela coleta de esgoto é preciso que seja construída a microestação de tratamento de esgoto, que deve iniciar no final de 2007 para ser finalizada em 2008. “Apesar de precisarmos das microestações, estaremos fazendo a rede seca de esgoto, para que já fique tudo pronto. No entanto a rede só poderá ser usada assim que a micro estação estiver concluída”. Palhares ainda comentou que a DAE está à disposição para receber a comissão dos moradores para discutir a pareceria.
O superintendente da DAE, Eduardo Pereira explanou sobre a importância da região ser servida pela coleta de rede de esgoto. “A área pertence à Bacia do Rio Capivari e temos que tratar o esgoto antes de joga-lo no rio Capivari, pois senão poluímos a água que será captada por outras cidades”. Pereira ainda comentou que já se está sendo pleiteado o financiamento para a construção da microestação junto ao Comitê dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O Diretor de Manutenção e Obras, Engenheiro Antonio Araújo mostrou, por meio de mapas, toda a extensão que a rede vai percorrer. “Além de toda a rede temos que construir os emissários para receber toda a demanda da região. Essa bacia atinge um grande número de habitantes, mas infelizmente uma parte não poderá ser beneficiada, mas estaremos bombeando esse esgoto e jogando para a rede que vai coletar o esgoto das casas do Conjunto Habitacional do Parque Centenário”.
Os moradores presentes aprovaram a reunião e classificaram o resultado como positivo. Roberto Loschi, que cedeu a chácara para a explanação afirmou que a iniciativa já trouxe boas notícias. “Pudemos perceber que há um grande interesse da administração pública para que o asfalto chegue à nossa rua. Agora estaremos conversando com os outros proprietários, para que todos ajudem nessa melhoria”.
Outro morador presente, o médico Cláudio Pagoto concorda com Loschi e ainda enfatiza que a obra vai beneficiar a todos. “Ao todo mais de 200 famílias ganharão com o asfalto, que é muito importante, principalmente em época de estiagem quando as ruas de terra ficam secas e isso acaba prejudicando a saúde de muitas pessoas com o aumento de incidência de doenças respiratórias”.

Publicada em 16/07/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN