Arquivo de Notícias

Represa do Moisés é desassoreada para limpeza

Represa do Moisés é desassoreada para limpezaA DAE está realizando o desassoreamento da Represa do Moisés, que fica na região do Jardim Samambaia e faz reforço para a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú.

A água acumulada na represa do Moisés é proveniente do Córrego Japi (ou Estiva) e normalmente chega com lodo trazido pela correnteza. Segundo o engenheiro João Viveiros, essa represa também serve como lagoa de decantação. “Como essa água vem diretamente do córrego esse material sólido fica decantado no fundo da represa. Mas com o tempo esse material acaba acumulando no fundo da represa e diminui a capacidade de armazenamento”.
A limpeza deve durar por volta de dez a quinze dias e a última foi realizada há uns três anos. Para fazer o desassoreamento a equipe de Gerência de Proteção dos Mananciais faz o desvio do curso da água, que ao invés de ser represada volta para o córrego. Depois é feita a limpeza com a ajuda de máquinas que retiram o lodo e materiais sólidos acumulados.
“Atualmente estamos trabalhando com uma altura média de 1,19 metros, depois do desassoreamento acreditamos que vai subir para 2 metros de profundidade”, explica João Viveiros.
A Represa do Moisés é utilizada para reforço no abastecimento. A água acumulada é enviada para a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú, que abastece grande parte da cidade de Jundiaí.

Publicada em 19/06/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN