Arquivo de Notícias

Capacitação será na Base Ecológica

Pioneiro na implantação de um sistema de gestão ambiental o Sesi de Jundiaí terá um técnico especializado, a partir do próximo mês para levantar as informações necessárias na implantação do sistema o que deve ocorrer num prazo máximo de um ano e meio.

O início das atividades será oficializada nesta terça-feira (29), às 8h30, com um café da manhã na Base Ecológica, localizada na Avenida Brasil Tamega, na Serra do Japi, sem número.
A implantação do sistema foi anunciada em março deste ano, no Dia Mundial da Água. Segundo Paulo Sérgio Casati, diretor do Sesi as ações serão implantadas nas unidades do Sesi e Sifco, mas depois incluirão as demais unidades Sesi de Jundiaí e até cidades do Estado.
A idéia do projeto surgiu após reunião entre os representantes das entidades, dentro da proposta do SESI de reforçar a preservação ambiental e todas as ações que possam contribuir para evitar desperdício de água, proteger os mananciais e conscientizar os 4.800 alunos da rede.
A Opersan atuará como suporte técnico e de orientação, inicialmente, em duas unidades do SESI, o CATI (SESAO) e mais uma externa que ainda será definida pela direção local. A idéia do diretor do SESI é levar o projeto a todas as unidades e apresentar o case na FIESP, uma vez que a iniciativa promete ser pioneira.
A intenção do projeto piloto é da gerente da Opersan Nurian Tarsila, que deverá capacitar as equipes, monitorar as atividades e acompanhar os resultados das seguintes ações: principais aspectos de impacto ambiental gerados nas unidades, legislações aplicáveis para a entidade, propor objetivos e metas de melhoria e definir indicadores para monitoramento dos resultados. Para isso, a empresa deverá destacar um estagiário treinado para atuar junto as unidades avaliadas.
“Para nós, da Opersan, uma empresa jundiaiense instalada no Distrito Industrial é uma parceria que mostra a responsabilidade social em várias frentes, educacional, ambiental e a cidadania. Estamos apostando nos resultados, especialmente porque a contribuição ao meio ambiente é também nosso objetivo”, destaca.

Implantação do Sistema de Gestão Ambiental

Após o anúncio do projeto representantes do SESI, da Opersan e da DAE se reuniram para traçar as ações de parceria para evitar desperdício e ações ambientais que foram programadas junto com as professores e os 4.800 alunos da rede.
Haverá um cronograma e definição dos materiais de apoio em sala de aula. Estão previstos concursos exposições, cartilhas, palestras e vídeos institucionais no decorrer do ano.
Na questão da água, a DAE, por meio da chefe do laboratório de análises da empresa, engenheira química Tânia Gritti Ferraretto, irá contribuir para capacitação das equipes. O biólogo Martin de França Silveira, também da DAE, coordenará as atividades de reflorestamento, a advogada Mirena Ferraguti Gallo falará sobre as ações ambientais e, Vivian Vieira de Campos Périco e Daniela Veronezi, assessoras técnicas falarão sobre implantação de redes de água e esgoto e, ainda a gerente da Opersan, Nurian Tarsila coordenará o Projeto Piloto de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental.

Publicada em 28/05/2007



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN