Arquivo de Notícias

Dia do Compromisso Contra o Câncer de Mama atrai público no Parque da Cidade

Informação, música e diversão marcaram o Dia do Compromisso Avon Contra o Câncer de Mama, que foi realizado no último sábado (23), no Parque da Cidade. O evento, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, foi um sucesso. Mais de 250 pessoas participaram da palestra “Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama Salva Vidas”, ministrada pelo ginecologista da Sobam Dr. Alessandro Nakanishi Bastos.

O Dia do Compromisso integra a campanha Um beijo pela Vida, realizada pelo Instituto Avon. Segundo a gerente de vendas Flávia Fávero a empresa, voltada principalmente para a mulher, não se preocupa somente com a beleza externa e sim com o bem-estar e saúde de suas clientes. “Há algum tempo estamos tentando realizar o evento em Jundiaí, mas ainda não tínhamos conseguido uma mobilização como desse ano”. Flávia ainda explicou que alguns produtos da empresa têm parte da venda revertida para o Instituto Avon e para ações como a doação de mamógrafos e outros equipamentos para a prevenção e tratamento do câncer de mama.
O evento de iniciativa da Avon foi realizado pela DAE S/A, Prefeitura do Município de Jundiaí e Parque da Cidade. A Associação Brasileira de Pessoas com Câncer (Abrapec), a Rede Feminina de Combate ao Câncer Norma Della Serra e o Rotary Club com o Núcleo de Mulheres Mastectomizadas também participaram do evento. Durante todo o dia estivaram com tendas explicativas sobre o trabalho realizado pelas instituições.
Programação – As atividades específicas começaram por volta das 15 horas, o superintendente da DAE, Eduardo Pereira aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa da Avon. “Eventos dessa natureza devem ser vistos como exemplos. O Parque da Cidade está sempre aberto para ações como essa, que levam informações e beneficiam a comunidade”.
O primeiro grupo a se apresentar foi o PEAMA com a coreografia You and Me, encenada pelos bailarinos Camila Rosolen e Leonardo Amanteia. Em seguida o Clube da Terceira Idade, fez uma bela demonstração de dança do ventre, mostrando que não há limites para quem tem vontade e alegria de viver.
Antes do início da palestra, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Marialice Fossen recebeu, das mãos da Assessora de Imprensa da DAE, Mônica Gropelo, uma carta de intenção e o que é necessário para que a cidade solicite ao Instituto Avon, um mamógrafo para o município.
Marialice parabenizou a iniciativa da Avon e também do Parque da Cidade pelo evento. “Esse evento deve ser visto como exemplo por outras instituições. Podemos dizer que são empresas inseridas na sociedade, pela responsabilidade social perante à comunidade, pois estão fazendo um investimento na sociedade. A área de saúde precisa de mais trabalhos que divulguem a prevenção do câncer de mama e de outras doenças também, afinal uma população mais informada e consciente cuida muito mais da saúde, realizando um acompanhamento médico constante”, afirmou.
Prevenção – O ginecologista, especializado em mamas, Dr. Alessandro Nakanishi Bastos ministrou a palestra “Diagnóstico precoce do Câncer de Mama pode salvar vidas”. Numa explanação rápida, mas muito instrutiva, Bastos explicou desde o que é e como se forma o câncer, os fatores de risco e os tratamentos usados. Ele também apresentou algumas coisas que podem ajudar a diminuir a probabilidade de se desenvolver a doença. “Atividade física regular é muito importante, pois diminui o índice de obesidade e também as chances do câncer de mama. A gordura faz com que o nível de hormônio no corpo aumente”, afirmou.
Bastos também alertou as mulheres sobre a importância da visita anual ao ginecologista. “O câncer de mama, quando detectado no estágio mais baixo é fácil de ser tratado. Atualmente, 90% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres e 20% por meio de mamografia”.
Depois da palestras as mulheres aproveitaram para tirar dúvidas sobre o assunto e ainda participaram do sorteio de kits da Avon. As 150 primeiras mulheres que se inscreveram ainda ganharam uma caixinha de sorvete da Kibon e também um batom da Avon.
Entretenimento – As mulheres que participaram da palestra e o público presente do Parque da Cidade também puderam aproveitar para passar uma tarde agradável. Durante todo o dia as crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis na praça Pôr-do-sol.
Já no palquinho houve a apresentação das bandas MB Rock, que mostrou ao público o melhor do pop rock. Depois as meninas do Samba de Rainha agitaram com músicas próprias e também com os mais belos sambas de Clara Nunes, Noel Rosa e muitos outros sucessos que não deixaram ninguém parado.

Publicada em 25/09/2006



Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500
Vila Hortolândia - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4589-1300
Prefeitura de Jundiaí
DAE Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN