DAE intensifica a fiscalização dos hidrômetros

Publicada em

A DAE Jundiaí está intensificando a fiscalização dos hidrômetros comerciais e residenciais da cidade. Nas inspeções foram constatadas infrações do tipo: violação do corte ou dos lacres, danos na cúpula do medidor (visor e engrenagens internas), hidrômetro com agulha ou arame para tentar travar ou reduzir a leitura do consumo e a inversão do medidor.

Outra infração grave detectada é a ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”.

Segundo o diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, o trabalho é necessário, principalmente por uma questão de justiça com a maioria dos consumidores, que pagam corretamente a fatura mensal.

Jamil afirma que, sem a fuga de recursos financeiros ocasionada por fraudes, a empresa tem mais condições de continuar fazendo investimentos para diminuir a perda de água e garantir o abastecimento durante o ano todo com obras de infraestrutura.

Conforme previsto no Regulamento de Serviços da DAE, em conformidade com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento (ARES-PCJ), os infratores estarão sujeitos ao ressarcimento dos litros de água não pagos, podendo também ocorrer a aplicação de multas.

Fernando Neves, diretor comercial, alerta que as pessoas que adquirirem um imóvel devem verificar as condições do hidrômetro e em caso de dúvida, entrar em contato. “A responsabilidade pela violação é do proprietário do imóvel. As pessoas podem entrar em contato com a DAE através do telefone 0800-133155 e indicar os casos de suspeita de violação”, explica.

fotos 1 fotos 2