Encontros discutem eventos hidrológicos extremos nas Bacias PCJ

Publicada em

O Consórcio PCJ e a Petrobrás/Replan, com o apoio da Iandé – Educação e Sustentabilidade, Comitês PCJ, OCA (Laboratório de Política e Educação Ambiental – ESALQ/USP) e do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Conservação e Educação (NACE – PTECA – ESALQ/USP), promoverão quatro encontros entre os meses de maio e junho de 2015 para discutir o enfrentamento dos eventos hidrológicos extremos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O primeiro está agendado para o dia 7 de maio, em Piracicaba e o terceiro será realizado no auditório da DAE Jundiaí, no dia 21 de maio, a partir das 8h30.

Os encontros buscam estimular o diálogo, a participação, o envolvimento e a mobilização dos diversos setores da sociedade para a prevenção, defesa, convivência e superação dos desafios impostos pelos Eventos Hidrológicos Extremos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O público alvo a ser atingido são os mais diversos setores da sociedade: todos os segmentos dos Comitês PCJ, educadores, técnicos, Defesa Civil, ONG’s, gestores públicos, empresas, pessoa física, lideranças de bairro, universitários, membros de câmaras técnicas, entre outros. Será imprescindível a participação de todos os setores da sociedade, pois, como resultado final, espera-se a produção de documentos técnicos e educativos para subsidiarem os trabalhos relacionados à gestão hídrica e os diálogos do processo de revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020.

Os encontros estão conectados e terão continuidade entre si, mas não será exigida a presença dos participantes nos quatro dias de eventos. Os interessados poderão se inscrever em quantos encontros desejarem, lembrando sempre da responsabilidade individual de se inscrever e se comprometer em participar.

As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Ao final do quarto encontro serão emitidos os certificados de participação no evento. Outras informações pelo telefone telefone: (19) 3475-9405 ou pelo email: eventosextremosbaciaspcj@gmail.com ou ainda na página do Facebook: https://www.facebook.com/eventosextremospcj

Confirma a programação:

Primeiro Encontro: Políticas Públicas no contexto dos eventos Extremos

O foco deste primeiro encontro será em torno das questões sociais, pretende-se apontar caminhos para o enfrentamento da atual situação de falta de água nas bacias PCJ, descobertas e formas de enfrentar o problema, conexão setores, arenas de debate e participação e o envolvimento da sociedade na questão.

Questões chaves: Casos Reais (Itu, Valinhos), Pacto pela água, Defesa Civil (atuação), plano de contingência, atuação dos Comites PCJ, atuação do consórcio PCJ, atuação da ANA e do DAEE.

Local: Piracicaba

Data: 07/05/2015

Segundo Encontro: Agricultura, meio ambiente e mudanças climáticas

Este encontro dará um enfoque nas questões ambientais, e sabe-se que os atuais desafios do setor agrícola e do desenvolvimento rural estão intimamente conectados com as questões ambientais e estes por fim refletem na capacidade de gestão hídrica e no enfrentamento das projeções climáticas. É necessário também discutir sobre a relação entre a proteção e recuperação de matas, o ecossistema preservado e suas relações com a disponibilidade hídrica e a qualidade das águas.

Questões chaves: Hidrologia florestal; Construção de conhecimentos sobre as mudanças climáticas (pesquisas); floresta & água & solo; interação ecossistêmicas com relação as questões hídricas; Código Florestal (CAR); outorga.

Local: Capivarí

Data: 14/05/2015

Terceiro Encontro: Desenvolvimento urbano e as questões hídricas

A partir da evidência e dados captados pela sala de situação e o plano de bacias, neste encontro serão apontados questões no âmbito econômico especificamente sobre o setor industrial e cenário de desenvolvimento urbano.

Questões chaves: demanda e oferta; balanço hídrico; modelo de desenvolvimento.

Local: DAE Jundiaí

Data: 21/05/2015

Quarto Encontro: Caminhos para o enfrentamento da questão dos eventos extremos hídricos

Tendo em vista as discussões e apontamentos dos encontros anteriores este encontro terá o objetivo de fechar documentos e ações que colaborem para o enfrentamento da crise hídrica.

Questões chaves: Apresentação das propostas, detalhamento das mesmas e construção de documento Técnico Final dos eventos.

Local: Piracicaba

Data: 25/06/2015