DAE e Ambev promovem ‘Caminhada pela Água’ no sábado (30)

Publicada em

Para dar início à Semana do Meio Ambiente, a DAE Jundiaí realiza, em parceria com a Ambev, a Caminhada pela Água no dia 30 de maio, em uma propriedade rural no Caxambu.

A intenção da iniciativa é chamar a atenção para os planos de conservação de mananciais em andamento na cidade.

O ponto de encontro será na portaria do Parque da Cidade, às 8h30 do sábado (30). O ônibus levará os participantes até bairro do Caxambu. Já na propriedade o público participará de uma caminhada monitorada de aproximadamente 2 km. Depois do percurso as pessoas conhecerão a rotina de um produtor rural e ainda poderão plantar uma muda de árvore nas margens de uma nascente do rio Jundiaí-Mirim.

A caminhada é o primeiro passo dentro do estudo que a cervejaria realiza para firmar parceria com a DAE Jundiaí e levar o Projeto Bacias até a cidade.

O Projeto Bacias tem como missão auxiliar na conservação e na recuperação de microbacias onde a Ambev mantém  suas unidades produtivas de bebidas no território nacional. Por meio da iniciativa, a companhia já  atua nas bacias dos rios Corumbá e Paranoá em Brasília  e  na Bacia PCJ – Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Jaguariúna).

Dentre os principais objetivos da parceria está a solução de problemas em torno do rio Jundiaí-Mirim como ausência de mata ciliar, assoreamento, construções irregulares, excesso de lixo no entorno e conservação das nascentes. Para isso, serão implantados projetos de recuperação, conservação e preservação do manancial.

“Estamos muito otimistas com o andamento do estudo para viabilizar o Projeto Bacias em Jundiaí e essa caminhada é uma oportunidade de conscientização da população”, afirma a gerente de relações socioambientais da Ambev, Simone Veltri.

O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, lembra a preservação de mananciais é uma causa de todos. “Será uma oportunidade de conhecer a vida do produtor rural e valorizar seu trabalho”, explica. “Mas será também o pontapé inicial de um grande projeto que visa recuperar todas as nascentes da bacia Jundiaí-Mirim.”

A participação no evento é gratuita e aberta ao público mas é necessária inscrição prévia, pelo email: caminhadaambev@daejundiai.com.br.

Recuperação de Nascentes

O projeto de recuperação de nascentes da DAE foi iniciado em 2013, quando foi realizado o cadastro dos proprietários ribeirinhos da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim para a identificação das áreas degradadas em APP (Área de Proteção Permanente) e das nascentes da região.

A equipe da DAE percorreu 350 propriedades às margens do rio Jundiaí-Mirim e identificou problemas como ausência de mata ciliar, construções irregulares, assoreamento, excesso de lixo no entorno das nascentes e estado das nascentes. A partir dessas observações serão implantados projetos de recuperação, conservação e preservação de manancial.

Este trabalho proporcionará, daqui a cinco ou seis anos, aumento da produção de água do Rio Jundiaí Mirim e manutenção da qualidade.

Além deste projeto há outros de recuperação de nascentes que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí em setores como a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

“Temos uma prioridade direta no setor rural que já foi apontada pelo prefeito Pedro Bigardi em políticas como a recuperação da Festa da Uva e a criação do Programa de Subsídio ao Seguro Agrícola, entre muitos outros explica, o secretário Marcos Brunholi. “Nesse tema dos mananciais, a questão está sendo direcionada para como iremos trabalhar a remuneração de serviços ambientais como a produção de água.”

Sobre a Ambev

“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas, por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent). Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013. Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.