Encontro Técnico na DAE discute questões hídricas

Publicada em

A DAE Jundiaí,, em parceria com o Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/ USP), Instituto de Pesquisas da Civilização Yoko (IPCY), TV Japi e Ciesp Jundiaí, realiza na próxima sexta-feira (10), o 1º Encontro Técnico. O evento será das 9h às 13h, no Auditório Planeta Água, com participação de especialistas, de diferentes segmentos, que irão discutir o tema “Qual o Futuro que Queremos para as Questões de Água na Região de Jundiaí?”.
Entre os palestrantes está Tércio Ambrizzi, diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e professor titular do Departamento de Ciências Atmosféricas em Dedicação Integral no IAG/USP. Ele é autor principal de um dos relatórios de mudanças climáticas regionais encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente em uma parceria entre USP e CPTEC/INPE.
Também participam Hugo Penteado, economista e autor do livro “Ecoeconomia – Uma Nova Abordagem” (Ed. Lazuli, 2003) e Paola Lo Mônaco, professora do IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo que irá abordar o uso de águas residuárias na agricultura.
A intenção de reunir profissionais de diferentes áreas, segundo o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, é atrair formadores de opinião, empresários, políticos, acadêmicos e estudantes para a discussão das questões hídricas do Estado de São Paulo e assim conscientizar toda a população sobre a importância do uso racional.
“A severa estiagem em que passaram algumas cidades do Sudeste alertaram que a água é um recurso esgotável”, afirma Jamil. “Jundiaí passou pela crise, em 2014, e foi até citada como exemplo de boa gestão hídrica mas temos que lembrar que ainda estamos em crise hídrica e discutir o bom uso da água, seja na agricultura, na indústria ou em outros segmentos, é importando para que possamos preparar o ambiente para a chegada das novas gerações.”
O professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP), José Roberto Kassai, lembra que a ideia deste encontro em Jundiaí surgiu em dezembro de 2014, durante o evento “Década Internacional de Ação Água para a Vida (ONU-2005/2015)”, realizado na FEA/USP para discutir as questões hídricas em São Paulo. “Jundiaí tem uma situação invejável se comparada com outras cidades, mas num hipotético colapso hídrico, por exemplo de São Paulo, toda a situação teria que ser repensada de forma regional e coletiva, afinal estamos todos no mesmo barco e devemos tratar com respeito e gratidão deste recurso que não tem substituto.”
Quem quiser participar do Encontro Técnico, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email comunicação@daejundiai.com.br. As vagas são limitadas.
A DAE Jundiaí fica na Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500, Vila Hortolândia – Jundiaí.


PROGRAMAÇÃO

8h CREDENCIAMENTO
9h ABERTURA DO EVENTO
9h20 A SITUAÇÃO HÍDRICA DE JUNDIAÍ
Aray Martinho – Diretor de Mananciais DAE Jundiaí
9h50 – Perguntas
10h MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS QUESTÕS HÍDRICAS
Tércio Ambrizzi – Professor do IAG/USP…
10:20 – Perguntas
10h30 INTERVALO
10h50 ECONOMIA ECOLÓGICA E A SITUAÇÃO HÍDRICA
Hugo Penteado – Mestre em Economia pela FEA/USP
11h10 – Perguntas
11h20 APROVEITAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTRA
Paola Lo Monaco – Professora do IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo –
10h40 – Perguntas
11h50 ÁGUA e a INDÚSTRIA
Ciesp Jundiaí/Nova Opersan
12h40 – Perguntas e respostas
13h ENCERRAMENTO