Caminhada Eu Faço Chover comemora 359 anos de Jundiaí

Publicada em

CDA8721_G

 

Os 359 anos de Jundiaí foram celebrados com a caminhada “Eu Faço Chover”, promovida no último domingo pela DAE Jundiaí, no Parque da Cidade. O evento, ação da empresa para promover a conscientização da população sobre o bom uso dos recursos hídricos, contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi e da primeira-dama, Margarete Geraldo Bigardi, do presidente da Câmara, Gerson Sartori, e da diretoria da empresa.

Também participaram adultos e crianças como João Vítor, 6 anos. “Já no sábado ele começou a falar da caminhada, estava ansioso”, contou a mãe, Janaína Coelho, que também levou os pais Marinalva e Adílson.

Outra participante empolgada foi dona Neide Lavali, 75 anos, que caminha no Parque quase todos os sábados. Ela também faz ioga e ginástica. “Exercício é tudo de bom, dá mais qualidade de vida.”

Segundo o prefeito, esta caminhada, além de incentivar a conscientização da população, foi um grande motivo de comemoração uma vez que a cidade vem fazendo boa gestão diante da crise hídrica que afeta todo o Estado de São Paulo. “Acho que este foi o ano mais duro na história do Estado mas mostrou a necessidade de planejamento e investimentos”, disse. “E isso historicamente os profissionais da DAE sempre fizeram. Graças a isso hoje a situação está sob controle.”

Na ocasião o prefeito ressaltou a participação da população com relação à economia de água, o que fez reduzir o consumo em 15%, de janeiro até agora. “Fizemos várias campanhas, que deram bons resultados.”

A caminhada é uma delas. Todos os participantes receberam camisetas com dicas de uso consciente. Ao longo do percurso de 2.5 km também foram colocados banners alertando para a necessidade de economizar. “Apesar de as chuvas terem voltado, é preciso seguir com a conscientização”, disse o diretor de Mananciais da DAE, Aray Martinho. “A população entendeu que é preciso economizar. Mas seguiremos com essas ações.”

Apesar da situação de tranquilidade, o prefeito adiantou que o município vai continuar investindo e fazer o que puder para recuperar nascentes e preservar os mananciais. “A água será o principal elemento de discussão do futuro”, disse. “Essa crise serviu para as pessoas entenderem que a água é fundamental não só para o consumo mas para a qualidade ambiental do planeta.”

Dentro dos projetos da DAE previstos para os próximos anos está a ampliação da represa, que deve atingir a capacidade 12.5 bilhões de litros de água.

DSC01043

 

DSC01045

DSC01078

 

DSC01084